CAT S61  

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 4 min

A CAT está de volta, como novo S61, um digno sucessor do S60. Novamente desenvolvido e construído pela Bullitt, este terminal conta com o desenho icónico do S60, com uma “corcunda” no topo. Aqui fica um sensor FLIR melhorado, mais compacto e que oferece uma resolução de imagem superior e uma maior amplitude de medição de temperatura, que vai dos -20ºC aos 400ºC.

Se o modelo anterior era reconhecidamente grande e pesado, o S61 promete ser ainda mais, por culpa das melhorias introduzidas em termos de robustez, sendo este o único smartphone no mercado a ser compatível com as exigentes normas MIL 810G e IP69.

Isto garante uma resistência a água até três metros de profundidade durante sessenta minutos, resistência a jactos de água de grande intensidade, poeiras, areia e quedas de uma altura de 1,80 metros para um piso em cimento. Para tal foi necessário o reforço das ligações e das suas respectivas tampas, para garantir a estanquicidade necessária para cumprir os exigentes requisitos de cada norma.

Este S61 estreia ainda duas novidades que foram pedidas depois de um estudo feito com utilizadores do seu antecessor: a integração de um feixe de laser para auxiliar o sistema de medição de distância e área, bem como um sensor de medição da qualidade do ar e humidade, sendo este particularmente importante para avisar trabalhadores da presença de solventes e outros produtos químicos no ar.

Se enquanto ferramenta de trabalho o S61 é o smartphone perfeito, enquanto mero terminal o S61 já não é assim tão impressionante. Estamos a falar num equipamento que recorre a um ecrã LCD com painel IPS de 5,2 polegadas de resolução FullHD protegido com Corning Gorilla Glass 5, um Snapdragon 630, 4 GB de memória RAM, 64 GB de armazenamento expansível por cartão MicroSD, excepto se optar por usar o segundo cartão SIM.

Se aqui não temos nada de especial, o mesmo não podemos afirmar da bateria, que com os seus 4500 mAh obteve um resultado surpreendente no teste de autonomia. Esta tem ainda a vantagem de ter carregamento rápido através da norma Qualcomm QuickCharge 4.0, embora o carregador fornecido só suporte QC 3.0.

Os sensores de imagem, de 16 MP traseiro e 8 MP frontal, revelaram boa qualidade, mas limitados em situações com fraca luminosidade, especialmente na velocidade de focagem e de obturação.

Ponto Final

O novo CATS61 é o mais robusto smartphone do mercado, com funcionalidades inovadoras, um desempenho bom, excelente autonomia, mas apresenta algumas limitações para um smartphone com um preço tão elevado. Porém, é perfeito enquanto ferramenta de trabalho.

+ Autonomia
+ Qualidade de construção
– Aplicação da câmara limitada

Experiência de Utilização: 5,5
Medições:1,5
Preço: 0,5
Pontuação: 7,5

Distribuidor: CAT
Site: catphones.com
Preço:€949,90

Benchmarks

Antutu 3D Mark Ice Storm Unlimited PCMark8 Work PCMark8 Autonomia
90 475 17 169 5451 952minutos

Características técnicas
Processador: Qualcomm Snapdragon 630 (8×2,2GHz)
Memória: 4GB
Armazenamento: 64GB (Expansível por MicroSD)
Câmaras: 16 MP (traseira), 8 MP (frontal)
Ecrã: 5,2”IPS (1920×1080), 424ppi
Bateria: 4500mAh
Dimensões: 163x78x13mm
Peso: 260gr

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version