Bitwarden – Um gestor de passwords na nuvem Open Source

Por: André Paula
Tempo de leitura: 4 min
As passwords já fazem parte do nosso dia a dia. Para “tudo” é preciso uma senha. Já lá vai o tempo de se usar a mesma password para todos os registos online, emails ou a entrada do sistema operativo, mesmo porque o risco do “amigo do alheio” saber, é quase tão fácil hoje em dia, como simplesmente dizer.
Para além disso, já lá vai o tempo de encher a mente com passwords diferentes, que, apesar de ser a opção mais segura, é com certeza a mais demente, porque num mundo tecnológico, isso já não faz sentido. Portanto guardar passwords num local seguro e abri-lo quando for necessário é, na minha opinião, a melhor opção hoje em dia e numa tentativa de melhorar a segurança e de ao mesmo tempo, facilitar a vida aos utilizadores, surgem os gestores de passwords, que são isso mesmo, ferramentas que gerem todas as passwords, registos, notas, num local que só nós temos acesso, se não dermos a ‘chave mestre’, ou código principal a ninguém. Imaginem um cofre, onde para o abrir é só preciso um código, sem ele não temos acesso ao que lá está dentro. É isso que acontece com estes gestores, o código mestre tem de estar na nossa cabeça e tem de ter algum grau de complexidade e por isso não convêm mesmo nada, usa-la em outros registos. Este código tem e deve ser único. Por outro lado, se nos esquecermos dele, não temos forma de recuperar.
Mas existem muitos gestores de passwords na nuvem e com tanta oferta, com muitas semelhanças entre eles, torna-se confuso escolher, afinal, são dados importantes e não devem ser guardados em qualquer local, nem em qualquer serviço. Sendo assim, qual escolher? Bem, a minha sugestão é o Biwarden, um gestor de passwords na nuvem, que dá excelentes indicativos de confiança, por várias razões: é cem por cento open source, tem versão gratuita, família e empresarial, sendo a versão familia no valor de 1 dólar mês, onde podem incluir 5 membros da família ou amigos e 1Gbs de espaço para armazenar informação mais sensível numa pasta encriptada. A compatibilidade é fantástica, com todos os dispositivos e plataformas, sejam elas Linux, Mac, Windows, Android, tem versão Snap, tem extensão para browser Firefox e Google Chrome, boa documentação, com tutoriais de como fazer a importação das senhas que eventualmente tenham num outro gestor, para o Bitwarden.
Segue a instalação que pode ser feita via pacote appimage, .deb e .rpm ou snap. A diferença, é que via ficheiro deb e rpm não tem actualizações automáticas, sendo assim, vou mostrar como instalar via pacote snap e appimage.

Instalação via pacote Snap:

1 – Abram o terminal e escrevam o comando:
  • sudo snap install bitwarden

 

Instalação via pacote AppImage

 

1 – Façam o download aqui (https://bitwarden.com/#download)
2 – Carreguem com o botão direito do rato no ficheiro descarregado, seleccionem propriedades, e no separado Permissões, carreguem coloquem um visto na opção ‘É executável
2 – Vai dar uma mensagem se pretendem que a aplicação seja adicionada ao menu das aplicações e ícones para instalação. Carreguem em Yes
3 – Agora é só fazer o login e usar
Este gestor de passwords é a minha sugestão de aplicação open source para esta semana.
Qual a vossa opinião? Deixem nos comentários.
Fiquem bem e até a próxima semana!
Seguir:
Estar sempre actualizado com as novidades tecnológicas é para mim importante, em especial com tudo o que esteja relacionado com open source, linux e software livre, por isso tenho um podcast e escrevo sobre estes temas.
Exit mobile version