Asus ROG Strix XG35V

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Pertencente à gama Strix da Republic of Gamers (ROG), este XG35v utiliza um painel de 35 polegadas curvo com resolução UWQHD, ou seja, (3440 x 1440), num painel de formato 21:9, ideal para uma experiência mais envolvente.

Recorrendo a um painel do tipo VA, poderá esperar uma boa qualidade de imagem, mesmo em ângulos de visualização mais elevados que o tradicional, graças às características do próprio painel, similares ao de um painel IPS, mas muito superiores às de um painel TN. Porém, em termos de velocidade, este tipo de painel já apresenta algumas limitações, não sendo tão rápido quanto um painel TN, daí a Asus anunciar apenas 4 ms na mudança de cores em escala de cinzentos, o que é um valor já de si muito bom para um ecrã com estas características.

Se, ainda assim, estiver preocupado com a fluidez da imagem, esteja descansado porque este painel funciona a 100 Hz, bem como suporta as tecnologias AMD FreeSync e ELMB (Extreme Low Motion Blur). Por se tratar de um monitor da gama ROG, poderá esperar encontrar um design fora do habitual, como o suporte para a tecnologia de iluminação RGB Aura Sync, bem como de uma pequena ajuda nos menus, que permitem alinhar melhor a imagem reproduzida, bem como activar um contador do número de fotogramas reproduzidos, e a reprodução de um alvo, bem ao centro do ecrã. É possível ainda ajustar os parâmetros da imagem de acordo com o tipo de jogo utilizado.

Por fim falta referir que o suporte permite um vasto ajuste em termos de altura, inclinação e rotação do ecrã, bem como a existência de diversas ligações, como duas portas HDMI (uma 2.0 e outra 1.4), uma porta DisplayPort 1.4, saída para auscultadores e um Hub USB 3.0, que permitirá ligar directamente um teclado e rato, por exemplo.

Ponto final

O preço é algo elevado para um monitor com esta dimensão e um rápido ecrã VA, sendo o mesmo justificado pela boa qualidade de imagem, ajuste de ecrã específico para cada tipo de jogos e versatilidade em termos de ligações e ajuste posicional do ecrã, sem esquecermos a iluminação Asus AuraSync.

+ Qualidade de imagem
+ Funcionalidades suportadas
– Preço

Qualidade de imagem: 3
Experiência de utilização: 3
Preço/qualidade: 2
Nota final: 8

Distribuidor: Asus
Site: asus.pt
Preço: €889

Ficha técnica:
Ecrã: 35” 21:9 (Painel VA)
Resolução: 3440 x 1440
Tempo de resposta : 4 ms (gray to gray)
Ligações: HDMI 2.0, HDMI 1.4, DisplayPort 1.2, 2 x USB 3.0
Dimensões: 834,7 x (468,3~ 567,2mm) x 317,3mm

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version