AOC Agon G2790PX

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

A AOC volta a reforçar a sua família de monitores da gama Agon, destinada aos entusiastas dos videojogos, com este G2790PX, um monitor de 27 polegadas que se destaca por usar linhas muito elegantes, com uma estrutura que esconde a moldura do ecrã. Isto é algo que, habitualmente, encontramos em monitores de segmentos profissionais, embora existam pequenos detalhes que revelam imediatamente a sua orientação.

Estamos a falar no pequeno (e único) friso visível na frente do ecrã com um tom avermelhado, bem como no orifício utilizado para a arrumação dos cabos, com um acabamento na mesma tonalidade.

Estranhamente, o resto do chassis deste monitor revela um cuidado fora do vulgar para este segmento de mercado, como os elevados níveis de ajustes disponíveis, tanto em altura como rotação e inclinação, sendo ainda possível rodar o monitor para a vertical (pivot), facilitando assim o acesso às diversas portas disponíveis. Estas são compostas pela universal VGA Sub-D, ideal para ligar consolas de jogos ou computadores mais antigos, existindo ainda duas ligações HDMI 1.4, e uma ligação DisplayPort 1.4.

Como não poderia faltar, está presente uma entrada e saída de áudio para poder ligar uns auscultadores, bem como um HUB USB 3.0, ideal para ligar directamente o teclado e rato ao monitor.

O ecrã de 27 polegadas TN de resolução FullHD (1920 x 1080) revelou as limitações tradicionais deste tipo de painéis: deterioração da qualidade de imagem em ângulos de visualização que não os ideais e o menor nível de contraste e reprodução de cores. Mas estas limitações acabam por ser anuladas, se tivermos em conta as funcionalidades acrescidas destinadas aos adeptos de videojogos, como o facto de o ecrã suportar um tempo de resposta de apenas 1 ms (em escala de cinzentos), bem como 144 Hz de taxa de refrescamento e suporte para sistema FreeSync, garantindo assim sequências de acção fluídas e livres de falhas de sincronização (tearing e stuttering).

Só é pena que as gestões de estas funcionalidades estejam limitadas pela interface algo confusa e pouco intuitiva.

Ponto Final

Significativamente mais acessível que outros monitores de características parecidas, este AOC G2790PX destaca-se pelas linhas elegantes, elevada versatilidade em termos de ajustes de posicionamento e ligações disponíveis. Pena ter menus confusos e que a qualidade de imagem esteja limitada pelo tipo de painel usado.

+ Linhas elegantes
+ Versatilidade nos ajustes e ligações
– Menus complicados

Qualidade de imagem: 3
Experiência de Utilização: 3
Preço: 2
Pontuação: 8

Distribuidor: AOC
Site: eu.aoc.com
Preço:€289,90

Características técnicas
Ecrã: 27 polegadas (painel do tipoTN 144 Hz)
Tempo de Resposta: 1ms
Resolução: 1920 x 1080
Ligações: Sub-D VGA, 2 x HDMI 1.4, DisplayPort 1.2, 4 x USB 3.0
Dimensões: 614,9×536,4×199,5mm

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version