Alcatel 5V

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 4 min

E se lhe disséssemos que, por 200 euros, consegue comprar um smartphone com várias características de um tipo de gama? É exactamente isso que acontece com o 5V, garantidamente o melhor smartphone da Alcatel/TCL que alguma vez testámos na PCGuia. Além de ter um design muito bem polido e minimalista, onde se destaca o notch da moda (que, gostemos, ou não, lhe dá um ar premium), o 5V não desilude na experiência de utilização.

Neste modelo, que tem como base Android Oreo, tudo flui de forma rápida e apenas notámos uma certa lentidão ao usar a máquina fotográfica e a câmara de vídeo. E é precisamente aqui que fica logo uma das características de topo do Alcatel 5V: o facto de o software que controla o sensor de imagem ter inteligência artificial (IA), o que permite identificar e regular as definições da câmara para alguns cenários. Fizemos o teste com plantas e animais, e foi notória a rapidez do 5V em detectar o que estava a aparecer no ecrã. Se isto é muito importante? Não nos parece que seja uma killer feature, mas a verdade é que é muito raro encontrar IA numa câmara de um smartphone de entrada de gama.[Quebra de Moldagem do Texto]Mais importante é uma forma de segurança, que também não é normal ver num terminal nesta gama de preços: o desbloqueio do ecrã pela cara do utilizador. Ok, não estamos perante o sistema robusto da Apple, mas a verdade é que o 5V é bastante rápido a desbloquear, sendo perfeitamente aceitável confirmar a afirmação da Alcatel que diz que este tipo de desbloqueio acontece em apenas meio segundo.

Aqui só sentimos mesmo a falta da funcionalidade raise to wake, em que ao levantarmos o smartphone e ao incliná-lo para a cara, este acendesse o ecrã e permitisse “ler” a cara do utilizador de imediato. Assim, temos de carregar no botão para ligar o 5V e, só depois, esperar que o sistema identifique a cara.

A conectividade NFC, o leitor de impressões digitais, localizado na traseira, e a câmara dupla que fica no mesmo local são outras das características que dão personalidade a um smartphone que é lobo em pele de cordeiro.

Ponto Final

Por menos de 200 euros (na Worten encontrámo-lo a 199 euros) a Alcatel consegue ter aqui um smartphone bastante simpático com algumas especificações que apenas é natural encontrar em topos de gama. E, se estiver disponível, opte pela cor azul (Spectrum Blue), e deixe o clássico preto na loja.

+ Câmara
+ Preço
+ Leitor facial
– Ecrã podia ocupar mais espaço na base

Medições: 1,22
Experiência de Utilização: 5,5
Preço / Qualidade: 0,9
Nota Final: 8

Distribuidor: Alcatel
Site: alcatelmobile.com
Preço: €199,99

Benchmarks

Antutu 3D Mark Ice Storm Unlimited PCMark8 Work PCMark8 Autonomia
76 329 10 388 5026 741 minutos

Características Técnicas
Processador: Mediatek MT6762 Helio P22 octa-core a 2 Ghz
Memória: 3GB
Armazenamento: 32GB
Câmaras: 12+ 2 MP (traseira) e 8 MP (frontal)
Ecrã: 6,2”IPS LCD(720 x 1500), 268ppi
Bateria: 4000mAh
Dimensões:153,7 x 74,5 x 8,5 mm
Peso: 158 gr

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version