Vodafone faz primeira ligação 5G com smartphone

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 1 min
Vodafone 5G

A Vodafone Portugal apresentou o protótipo de um smartphone 5G ligado a uma rede pré-comercial da Ericsson. Esta demonstração realizou-se em parceria com a Ericsson e a Qualcomm Technologies Inc. Para o efeito foi usada uma solução end-to-end pré-comercial da Ericsson – com uma antena de última geração Massive MIMO Air 6488 na faixa dos 3,6 GHz –, e o protótipo do smartphone com um chipset Snapdragon X50 da Qualcomm.

Com esta demonstração, a Vodafone “dá mais um significativo passo tecnológico no que diz respeito ao futuro da inovação em Portugal”.

Além da sessão com o protótipo do smartphone da Qualcomm, foi realizada uma videochamada 5G, em ambiente de realidade virtual, entre Lisboa e Orlando, nos EUA.

A demonstração, intitulada Immersive Conference, permite a realização de conferências à distância, com a apresentação de vídeos, fotografias, objectos em 3D, entre outros, sempre em ambiente de realidade virtual.

Outra das áreas onde a baixa latência e a alta taxa de transmissão vão desempenhar um papel decisivo é a do entretenimento, como ficou comprovado com a terceira demonstração apresentada: VR Multiplayer Gaming, onde dois jogadores competem, em simultâneo e sem falhas, entre si.

Via Vodafone Portugal.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version