Sony Bravia XF85

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Dentro da nova linha de televisores Sony, esta XF85 destaca-se por oferecer uma relação preço/qualidade aceitável para o que estamos habituados em televisores Sony. Mas, neste caso em concreto, encontrámos alguns pontos menos positivos.

Este televisor Bravia tem um visual atraente, dois pés metálicos que garantem um bom suporte, tendo ainda a particularidade de permitirem esconder os cabos nos mesmos. A moldura fina em torno do ecrã completa o design elegante deste televisor.

Atrás encontramos quatro entradas HDMI, três entradas USB, composto e componente (através de adaptadores), bem como a porta Ethernet ligação à Web. Existe ainda a possibilidade de ligarmos esta Bravia por Wi-Fi, parar tirar completo partido do Android TV. Este sistema operativo, embora seja fácil e intuitivo de usar, peca por ser mais lento na abertura das aplicações, como YouTube e Netflix, face a modelos de marcas rivais, com sistemas operativos proprietários.

No que toca a desempenho, começamos pelo áudio: a XF85 é boa, sem distorções ou vibrações incomodativas quando abusamos do volume. Em termos de imagem, surpreende pela excelente qualidade de imagem, resultado da utilização de um ecrã do tipo IPS de resolução 4K, que funciona em conjunto com o processador de imagem X1. Este é igualmente responsável pelo bom trabalho no upscaling de fontes de imagem de resolução inferior para 4K, mas demonstrou algumas limitações no processamento de imagens em HDR, muito por culpa do baixo brilho (utiliza sistema de iluminação Edge), insuficiente para suportar as mais recentes normas como Dolby Vision, embora suporte as normas HLG e HDR10. Esta situação foi mais notória na reprodução de filmes em ambientes escuros, onde os baixos níveis de preto geravam um cinzento escuro, pouco habitual para televisores neste nível de preço.

Caso deseje usar este televisor em conjunto com uma PS4 Pro, deverá activar o modo de jogo, que permite reduzir o tempo de resposta do ecrã de 100ms para 30ms, para evitar situações de arrasto de imagem em jogos de acção, como Call of Duty.

Ponto Final

Este Bravia XF85 revelou ser um bom televisor, com uma excelente qualidade de imagem, incluindo no upscaling de fontes de resolução inferior, mas peca pelo sistema de iluminação Edge, demasiado básico para um equipamento neste nível de preço. O sistema Android TV é perfeito para usar em conjunto com o seu smartphone ou tablet.

+ Construção
+ Qualidade de som
Brilho irregular

Funcionalidades:2
Experiência de utilização:3,5
Preço: 2,5
Pontuação:8

Distribuidor:Sony
Contacto: sony.pt
Preço: €1399

Características Técnicas
Dimensões: 55 Polegadas
Resolução:4K (3840×2160)
Ligações:4x HDMI, Componente, Composto,USB, Ethernet, Wi-Fi
Consumo: 103W
Sistema operativo: AndroidTV

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version