Review: Wondershare Dr. Fone

Por: PCGuia Lab
Tempo de leitura: 8 min

Depois de termos experimentado o novo Recoverit, a Wondershare surpreende-nos com uma ferramenta específica para smartphones, o Dr. Fone. Disponível em diversas variáveis, dedicadas a tipos de funções específicas, ou três mais generalistas, uma completa, uma para dispositivos Android e outra para iOS, o Dr. Fone promete ser a ferramenta mais eficaz na recuperação de dados eliminados nos seus dispositivos, nas contas de cloud, transferir dados (contactos, SMS, fotos, músicas e vídeos), copiar todos os dados de um telefone para outro, ou simplesmente eliminar todos os dados de forma definitiva. Quanto às diversas variáveis disponíveis, cada qual específica para uma determinada função, poderá encontrar as mesmas na página oficial do Dr. Fone.

Recuperar dados
Aquilo pelo qual as aplicações da Wondershare sempre foram reconhecidas foi na recuperação dos dados, seja no computador, através do já referido Recoverit, seja agora nos dispositivos móveis através do Dr. Fone, mas tenha em atenção que o seu dispositivo terá que ser ligado ao seu PC através do cabo USB fornecido pelo fabricante, ou compatível.

Através desta ferramenta, poderá tentar recuperar (nem sempre será eficaz) dados que tenham sido eliminados pelas mais variadas formas, quer tenha sido por si sem querer, através de um crash do dispositivo, por um vírus, ou por problemas do próprio dispositivo. Os dados que podem ser recuperados vão desde os contactos, mensagens, histórico de chamadas, notas e apontamentos, fotografias, vídeos, calendários, mensagens do WhatsApp, bem como de outras aplicações. Isto é tanto válido para dispositivos iOS, como Android.

Transferências
Embora alguns fabricantes de dispositivos Android tenham criado aplicações eficazes para uma transferência de dados de um dispositivo para outro, estas por vezes falham, especialmente quando o dispositivo de origem é um iPhone da Apple. É aqui que o Dr. Fone poderá ajudar, ao conseguir transferir praticamente todos os dados dos seus dispositivos iOS, incluindo contactos, mensagens, fotografias, músicas e vídeos, para o seu novo smartphone Android, sendo esta ferramenta compatível com dispositivos iOS até à versão 12, e Android 8.0.

Segundo a Wondershare, tudo isto se realiza de forma directa, de um dispositivo para o outro, sem passar por qualquer tipo de servidor, garantindo assim total segurança e integridade dos seus dados. Caso não tenha cabos para ligar os dispositivos ao seu computador, poderá sempre dar uso à aplicação móvel do Dr. Fone para Android. Os únicos dados que não poderão ser convertidos a partir de (ou para) um dispositivo iOS são o registo de chamadas e as aplicações, estas últimas por razões óbvias, visto tratar-se de duas plataformas totalmente distintas.

Problemas no iTunes?
O conceito do iTunes, em reunir numa só aplicação toda a gestão da sua conta Apple, música, compras, aplicações, contactos, mensagens e outros é brilhante, em termos de organização, mas nem sempre o seu funcionamento decorre sem problemas. E, quando isso acontece, é muito fácil rogar pragas à Apple e a quem teve esta ideia demoníaca.

Através do Dr. Fone, poderá recuperar a sua conta do iTunes, e as suas funções, quando ocorrem problemas típicos como falhas de download e problemas de ligação com o servidor (frequente quando o acesso à internet alterna entre dados e Wi-Fi), problemas de sincronização com o dispositivo, problemas com a instalação, de actualizações, entre muitos outros, muitas vezes relacionados com o PC onde o iTunes está instalado.

Acesso total no Android
Para utilizadores mais avançados, ou que desejem arriscar (e saibam o que vão fazer, bem como os riscos associados), poderá usar o Dr. Fone para ganhar acesso à root do dispositivo, permitindo assim a instalação de versões experimentais de sistemas operativos, bem como instalar aplicações que esteja a desenvolver, ou não estejam disponíveis na Google Play Store, e que exijam acesso às pastas de sistema.

Mas o Dr. Fone permite mais do que isso, como a possibilidade de remover bloqueios de ecrã, sejam eles de padrão, pin, password ou impressão digital. Obvio que esta solução poderá levantar algumas questões legais, mas a Wondershare pretende, ainda assim, que o utilizador que se tenha esquecido do seu acesso possa assim desbloquear o seu dispositivo. Esta solução, contudo, só pode ser usada em alguns dispositivos Samsung e LG (lista de compatibilidade)

Tutoriais
Tal como aconteceu com o Recoverit, e outras aplicações da Wondershare, estão disponíveis diversos guias e tutoriais para tirar maior partido das ferramentas do Dr. Fone. Poderá assim encontrar tutoriais que explicam como salvaguardar os dados do seu iPhone (fazer backup iPhone), como transferir fotografias do seu iPhone para o computador (como transferir fotos do celular para o pc) e como transferir dados de um dispositivo para o outro (como transferir dados de um celular para outro).

Conclusão

À semelhança do Recoverit, a Wondershare voltou a criar uma aplicação que, neste caso em específico, embora seja bastante funcional e eficaz, não é mais do que um aglomerado de diversas ferramentas, criadas para funções específicas. Esta é a razão pelo qual a Wondershare pode estar a pedir um valor tão elevado pelas ferramentas, desde $79,95 para dispositivos Android (Aqui), $99,95 para dispositivos iOS (Aqui), ou €139,95 para todas as ferramentas (Aqui). Se desejar optar pelas ferramentas isoladamente, prepare-se, pois cada qual terá um valor específico, dependendo da plataforma (Android ou iOS), e da função em específico, com os valores a variarem entre os $19,95 (para cópias de segurança e restauro) aos $59,95 (desbloquear dispositivos bloqueados).

Prós
Visual modernizado: O visual da interface parece inspirada nos menus do Windows 10, o que representa uma melhoria significativa face ao design antiquado do seu antecessor.
Eficácia: Embora não tenhamos experimentado todas as ferramentas/funções, as que experimentámos revelaram corresponder ao que lhes foi pedido.

Contras
Preços: É certo que nem todas as ferramentas disponíveis têm a mesma função, mas as diferenças de preço entre estas acabam por ser demasiado elevadas. O preço do conjunto das ferramentas também está longe de ser acessível.
Erros de tradução: Não tão grave quanto em antigas aplicações da Wondershare, nem como no Recoverit, o Dr. Fone incluí ainda algumas traduções com falhas, mas que não são fundamentais para o correcto funcionamento das ferramentas.

Exit mobile version