Qualcomm apresenta novo processador para PC

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

A Qualcomm reafirmou a sua aposta no segmento emergente dos computadores portáteis ‘always connected’ com a apresentação do processador Snapdragon 8cx (Compute eXtreme), no segundo dia da Sanpdragon Summit que decorreu esta semana em Maui no Havai. O Snapdragon 8cx é fabricado através de um processo de 7nm e foi desenhado exclusivamente para funcionar com o Windows 10. Este processador vai estar disponível no terceiro trimestre de 2019 e inclui um novo GPU, mais potente e segundo a Qualcomm é duas vezes mais poderoso que o anterior, o Snapdragon 850. No campo das comunicações, este novo processador inclui um modem X24 LTE Category 20 que oferece uma velocidade de download teórica de 2Gbps e de 316 Mbps de upload.

Segundo a empresa, o Snapdragon 8cx é 60% mais eficiente no consumo de energia, o que permitirá manter o computador a funcionar vários dias com uma única carga de bateria.

O Snapdragon 8cx inclui o novo GPU Adreno 680 com aceleração por hardware da reprodução de vídeo 4K HDR com uma velocidade máxima de 120 frames por segundo e a possibilidade de ligação de dois ecrãs 4K HDR em simultâneo.

Já o processador Kryo 495 tem 8 núcleos, 4 de alto desempenho, mais 4 para tarefas menos exigentes e um total de 10 MB de cache.

Outras novas funcionalidades incluem:

Mais entradas USB 3.1 Type-C e um novo barramento PCI-E de terceira geração.

Suporte para SSD NVMe.

Um novo processador de sinal áudio para melhorar as experiências com assistentes por voz, como o Cortana do Windows. Estas experiências também serão melhoradas através do novo processador para tarefas relacionadas com inteligência artificial.

Suporte para Bluetooth 5.

No sistema de carga rápida da bateria Qualcomm Quick Charge 4+.

A lista completa de especificações do Snapdragon 8cx.

 

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version