Kaspersky Lab: Número de ameaças de malware através de novos backdoors aumenta mais de 40% em 2018

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min

Em 2018, as ameaças de ransomware e de backdoor detectadas representaram entre 3,5% e 3,7% de todos os ficheiros maliciosos capturados nos primeiros dez meses do ano. Estes resultados registam um aumento de 43% na categoria de ransomware e 44% na de backdoors, em comparação com o período anterior.

A Kaspersky Lab refere que o número e a variedade destes novos ficheiros maliciosos, que foram detectados diariamente, revelaram-se um forte indicador dos interesses dos hackers envolvidos na criação e distribuição de malware.

Em 2011, as tecnologias da Kaspersky Lab detectaram 70 mil novos ficheiros por dia, enquanto em 2017 este número cresceu cinco vezes mais, alcançando os 360 mil ficheiros.

Para maior protecção, a Kaspersky Lab recomenda a estar sempre atento e não abrir ficheiros suspeitos ou anexos recebidos de fontes desconhecidas, não clicar em anúncios online que pareçam suspeitos, criar palavras-passe fortes e alterá-las regularmente, e utilizar uma solução de segurança forte e apropriada ao tipo de sistema e dispositivo.

“O interesse demonstrado em ransomware e o seu desenvolvimento contínuo é apenas um sinal para se ficar em alerta permanente – não só em relação às ciberameaças mais conhecidas mas também em relação às novas, que ainda são desconhecidas. É por este motivo que continuamos a melhorar diariamente os nossos sistemas de detecção e protecção, garantindo a segurança dos nossos clientes”, afirmou Vyacheslav Zakorzhevsky, Chefe de Investigação em Anti-Malware da Kaspersky Lab.

Via Kaspersky Lab.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version