É possível aceder ao menu de configuração do emulador da nova Playstation Classic

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

Uma das principais críticas que se tem feito à nova consola Playstation Classic é que oferece muito poucas opções para alterar a forma como reproduz as imagens para adaptá-las aos ecrãs modernos. Apesar de utilizar um software emulador de Playstation que não é propriamente uma novidade. Como há sempre forma de forçar aceder às partes mais escondidas do software por muito protegido que esteja, foi agora anunciado que também é possível aceder ao menu de configuração do emulador e, para tal, basta ligar um teclado USB à Playstation Classic. Mas tem de ser um teclado específico.

Os autores do canal de Youtube Retro Gaming Arts descobriram que, se ligar um tipo específico de teclado USB à Playstation Classic e depois premir a tecla ‘ESC’, consegue-se aceder ao ‘Menu PCSX’, que oferece um grande número de opções para alterar o comportamento da consola. Entre as opções que ficam disponíveis há outras formas de gravação da progressão nos jogos (neste caso na memória RAM), a simulação das linhas de varrimento dos ecrãs CRT, definições para modificar a forma como o circuito gráfico “salta” frames e até há a possibilidade de mudar a região para forçar jogos feitos para a norma PAL (que funcionam a 50 frames por segundo) a trabalharem no formato NTSC que funciona a 60 FPS.

O vídeo, reproduzido acima, sugeria inicialmente que qualquer teclado USB servia para activar o menu, mas testes posteriores feitos por utilizadores que viram o vídeo indicam que apenas alguns teclados topo de gama da Corsair (incluindo o Corsair K75 e K95) podem ser utilizados para este fim.

A descoberta deste “buraco” no software de emulação da Playstation Classic indicia que, mais cedo ou mais tarde, será possível controlar completamente o software e o hardware da consola, o que possibilitará acrescentar mais jogos ou alterar os que já lá estão guardados para adicionar funcionalidades, ou melhorar a reprodução gráfica.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version