DXC Portugal anuncia as tendências que vão marcar a transformação digital das empresas em 2019

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 4 min

Inovação digital, aplicações de TI e novas plataformas de IoT, estão entre as tendências digitais das empresas para 2019, de acordo com as previsões da DXC Technology Portugal.

1. Empresas vão procurar a inovação dos seus negócios

Em 2019, as empresas vão tomar decisões mais alinhadas com a aposta na aceleração digital do negócio. Há expectativa de ver novos modelos de negócio e tecnologias, construídos a partir do digital. Uma estratégia digital unificada entre o negócio e as TI é a única forma de desbloquear as carências técnicas que impedem as empresas de explorar melhor a inovação digital.

2. Empresas adoptam plataformas IoT de última geração

À medida que as empresas se vão adaptando ao ambiente digital, as “coisas” pequenas tornam-se uma força impulsionadora para implementar plataformas de última geração em 2019. Este progresso vai permitir que grandes quantidades de dados específicos de cada indústria, provenientes da Internet das Coisas (IoT), sejam analisados, revelando correlações novas e hiperdimensionais que oferecem novo conhecimento e melhoram a tomada de decisão e os resultados do negócio.

3. Inovação na cloud

A indústria das TI continua a construir aquilo que se denomina por “Matrix”, uma infraestrutura inteligente que vai além da cloud para incluir edge computing, plataformas IoT, realidade aumentada/virtual, Blockchain, entre outros. As empresas vão desenvolver novas formas para aproveitar o “Matrix”, incluindo aplicações descentralizadas (DApps), que transferem o poder de um número pequeno de actores centrais para uma grande quantidade de participantes.

4. Empresas entram na era da Tecnologia da Informação

A alavancagem da informação tornar-se-á uma competência fundamental em 2019. As empresas que experimentarem a tecnologia da informação vão dar-se conta de que a inteligência artificial e a machine learning podem melhorar a oferta de serviços e gerar novas fontes de receita.

5. Empresas redefinem a experiência do consumidor em linha com a regulamentação de protecção de dados

Proteger os dados pessoais dos clientes vai obrigar as empresas a repensar a sua estratégia digital, quando se sentirem os efeitos totais do Regulamento Geral sobre a Protecção de Dados. As empresas terão que criar ecossistemas de informação centrados na privacidade, tendo como base a análise e a segurança, de forma a possibilitar interacções seguras e uma experiência para o cliente de qualidade.

6. Empresas vão começar a fechar os seus data centers

Os data centers das empresas estão a tornar-se menos relevantes à medida que a recepção dos dados e os processos do negócio mudam para a cloud. Para operar de forma mais eficiente, as empresas estão a mudar para fornecedores públicos de cloud. A tendência vai-se desenvolver ao longo dos próximos três a cinco anos, com a migração da cloud a dar lugar a substitutos “construídos para a cloud”.

“A transformação das empresas está a acelerar à medida que se investe na estratégia digital para melhorar a eficiência operacional, criar novos mercados, redefinir a experiência do consumidor e conseguir poupanças para reinvestir num futuro digital”, afirmou Manuel Maria Correia, director-geral da DXC Technology Portugal. “Os líderes das empresas devem analisar como é que estas tendências vão influenciar a sua transformação digital, para que possam fazê-lo bem, aprender rápido e dar-lhe seguimento em 2019”.

Via DXC Technology Portugal.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version