AOC I1601FWUX

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

A AOC enviou-nos recentemente o seu último monitor USB-C que pode ser utilizado para dar um segundo ecrã num desktop, ou para quem utiliza um portátil.

O AOC I1601FWUX tem uma única entrada USB Type-C que serve tanto para receber energia, como para receber o sinal de imagem que vem do computador. O ecrã é de 15,6 polegadas e oferece uma resolução máxima de 1902 X 1080 píxeis.

Segundo a AOC, este monitor tem um consumo máximo de 8 watts, o que pode ser algo puxado se o computador a que estiver ligado tiver uma fonte de alimentação com pouca potência. Quando é utilizado com a bateria do portátil de certeza que vai ver o tempo de vida severamente reduzido. Nos nossos testes usámos um Macbook e conseguimos sensivelmente metade do tempo de vida normal que é cerca de 8 horas.

Dentro da caixa também está presente uma capa, muito semelhante à do iPad, que pode ser dobrada para servir de apoio ao monitor. A capa permite uma instalação na vertical ou na horizontal.

A instalação do AOC I1601FWUX é tão simples quanto ligá-lo ao computador, o sistema operativo detecta-o logo sem necessidade de instalar quaisquer drivers ou software para aceder às funcionalidades básicas.

Se quiser fazer alterações às definições do monitor, basta dar um toque no botão de energia para fazer surgir o menu, depois terá de utilizar o mesmo botão para navegar pelos menus e opções. Em alternativa existe um software que pode instalar no seu computador para aceder às definições mais comodamente.

A qualidade da imagem é boa, mas não é excelente. Não tem a ver com a reprodução das cores nem à resolução, mas parece que tem alguma falta de nitidez, principalmente quando se olha para o ecrã em ângulos diferentes dos 90 graus.


Ponto final

Este não é o primeiro monitor deste tipo que testámos aqui na PCGuia, mas seja qual for a marca a pergunta que fazemos sempre é: a quem é que este tipo de monitores se destina?

Podem ser usados em qualquer lado por são portáteis e, neste caso até há uma capa de protecção. Ou podem servir de segundo monitor, se apenas necessitar de um pouco mais de área visualização. O facto de ser USB-C é uma vantagem porque só é necessário usar um único cabo, mas pode reduzir bastante o tempo de vida da bateria.


Distribuidor: AOC

Contacto: AOC Europa

Preço: €229

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version