Segunda edição da Festa de Software Livre é de 23 a 25 de Novembro na Moita

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 7 min

A Festa do Software Livre é um evento dedicado aos sistemas operativos, programas e comunidades que desenvolvem software dentro do espírito de liberdade, partilha do conhecimento e responsabilidade ética de garantir o acesso do mesmo a todos. Esta segunda edição realizar-se-á nos próximos dias 23 a 25 de Novembro, no Pavilhão Municipal de Exposições, no concelho da Moita.

A primeira Festa do Software Livre da Moita decorreu nas instalações da extinta Universidade Independente, no Palheirão, em 2004, co-organizada pela Humaneasy Consulting e pela ANSOL – Associação Nacional para o Software Livre, e contou com o apoio do Município da Moita e de várias entidades e comunidades ligadas ao Software Livre.

Esta segunda edição da Festa do Software Livre, organizada pelos mesmos e pelo Munícipio da Moita, é um espaço para instalação gratuita de software nos computadores dos visitantes e incluirá um programa de palestras, demonstrações, workshops, informação, hackatons, animação com música ao vivo e outras atracções.

O que é a Festa de Software Livre

É um evento com três componentes essenciais: a instalação gratuita e assistida de software, em que qualquer pessoa pode levar o seu computador — portátil ou não — para que lhe seja instalado uma versão de GNU/Linux ou OpenBSD e aplicações diversas de Software Livre. Um espaço em que as pessoas ligadas aos vários projectos e comunidades podem trabalhar em conjunto. Diversas actividades, palestras e mesas redondas sobre as várias temáticas relacionadas com o Sofware Livre.

O evento é promovido pela ANSOL – Associação Nacional para o Software Livre, a Humaneasy Consulting e o Municipio da Moita e conta com a colaboração de diversos grupos e organizações ligadas ao Software Livre em Portugal, além do apoio e patrocínio de diversas entidades públicas e privadas, nomeadamente a Suportec, Arxi, Libretrend, Ângulo Sólido, Findomore, Devolo e com o apoio da PCGuia, Ubuntu Podcast Portugal e BxB TV.

De acordo com seus promotores, o objectivo principal destes eventos é divulgar o Software Livre junto dos utilizadores. A ANSOL tem dinamizado e colaborado em Install Parties e eventos ligados ao Software Livre em vários locais do país. Esta associação tem mantido intensa actividade junto da Comissão e Parlamento Europeus e junto do Governo e Parlamentares portugueses, no sentido de assegurar as condições legislativas que permitem o desenvolvimento do Software Livre na UE e em Portugal.

Durante o evento contamos a presença da Comunidade Ubuntu Portugal, Wikimedia Portugal, Drupal Portugal, OSGeo Portugal, D3 – Defesa dos Direitos Digitais, RepRap, Linux Tech, entre outros.

O que é o Software Livre e GNU/Linux

GNU/Linux (frequentemente chamado apenas Linux) pertence à família do software livre e contém o kernel Linux, que foi criado por Linus Torvalds, em conjunto com uma quantidade enorme de aplicações desenvolvidas por várias pessoas, uma boa parte no âmbito do projecto GNU, fundado por Richard Stallman, Presidente da Free Software Foundation e autor inicial do GNU Emacs, GCC e glibc. Richard Stallman esteve em Portugal por várias vezes e deu um conjunto de palestras muito interessantes, mesmo para não informáticos, acerca do conceito de Software Livre.

De facto, há alguma filosofia própria em torno do software livre, que é a da liberdade no acesso ao código de programação, o que permite um melhoramento contínuo por um conjunto de técnicos e um mais fácil controle e acesso (inclusive económico) do utilizador face à informação, ao contrário do que acontece com os “sistemas proprietários”, como por exemplo o Microsoft Windows entre muitos outros. Com o software livre não é necessário pagar licenças sempre que se instala o programa num novo computador.

O que são as Quatro Liberdades

Por detrás de todo o trabalho de desenvolvimento, de notícias e de estudos que têm abundado nos últimos anos, perde-se muitas vezes o conceito do Software Livre. O termo designa o sistema de licenciamento de todos os programas informáticos, ou mais vulgarmente software, que dá aos seus utilizadores quatro liberdades relativamente à aplicação em causa:

  1. a liberdade de utilização para qualquer fim;
  2. a liberdade de estudar o software e adaptá-lo às suas necessidades;
  3. a liberdade de redistribuir cópias;
  4. a liberdade de publicar versões modificadas.

Mais informações

Sobre a FSL Moita: https://moita2018.softwarelivre.eu

Sobre o Software Livre: https://www.gnu.org/philosophy/free-sw.html

Sobre o GNU/Linux: https://www.gnu.org/gnu/linux-and-gnu.html

Sobre as licenças compatíveis: https://opensource.org/about

O Software Livre é mais que apenas o Linux

O GNU/Linux encontra-se muito disseminado em todo o mundo e há distribuidoras muito credíveis (Ubuntu, Red Hat, OpenSuse, Linux Mint, etc). Também há um conjunto muito numeroso de aplicações, correspondentes às da Microsoft e outros softwares proprietários. Aqui incluímos por exemplo as aplicações mais conhecidas de todos, como as de Office (Word, Excel, etc), internet (Internet Explorer, Outlook, etc.) e de imagem (produtos da Adobe e Corel, etc). Em alguns países os próprios governos incentivam o desenvolvimento do software livre e a sua utilização pelos organismos estatais e outros (Alemanha, Brasil, Espanha-Junta da Extremadura, etc.).

Embora o mais conhecido seja o GNU/Linux existem muitos outros programas/sistemas operativos que são Software Livre, como o OpenBSD e até algum software para o sistema operativo Microsoft Windows. A própria base do sistema operativo da Apple, o iOS, usa o Darwin que é baseado no OpenBSD, um software livre.

A FESTA É DE ENTRADA LIVRE E GRATUITA.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version