S21sec alerta para 5 ameaças de segurança nas compras online da Black Friday e Cyber Monday

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 4 min

A S21sec alerta para “o elevado e crescente risco de ciberameaças para os utilizadores devido ao maior volume de compras e transacções que acontecem durante esta época de eventos, com destaque para a Black Friday e Cyber Monday”.

Os especialistas da S21sec destacam aquelas que consideram as cinco principais ciberameaças que durante esta época têm maior incidência:

1. Ataques de phishing
Neste período, os utilizadores recebem um volume de comunicações mencionando marcas de renome muito superior ao habitual. Muitas dessas mensagens e emails tentam reencaminhar os utilizadores para websites ilegais, infectando-os com malware ou solicitando os dados de cartões bancários, utilizando-os posteriormente para fins malévolos. Recomenda-se aceder sempre directamente aos websites oficiais e não através de terceiros.

2. Páginas web fraudulentas
Como indicado no ponto anterior, uma das ameaças mais habituais está relacionada com o aumento de páginas Web fraudulentas, pelo que o principal conselho passa por realizar transacções sempre e unicamente em websites de confiança. “Independentemente de reconhecer a imagem do site acedido, observe com muita atenção todos os seus elementos, sem dispensar nenhum detalhe, nomeadamente: nome do URL, selos de confiança online, conexão segura materializada por um cadeado ao lado do nome do URL, etc. Tudo isto deve ser considerado no acto da compra online”, relembram os especialistas da S21sec.

3. Tecnologias de pagamento wireless
Existe ainda uma forte apetência pelos utilizadores para a utilização de redes Wi-Fi. Os cibercriminosos sabem que em determinados momentos do dia é mais provável que os utilizadores estejam conectados a redes Wi-Fi públicas. Se a rede wireless for gratuita (sem password), evite ao máximo fazer qualquer tipo de compra ou transacção bancária, uma vez que podem existir computadores que interceptam as comunicações a fim de roubar os dados e credenciais.

Smartphones e outros wearables são cada vez mais utilizados para a realização de transacções. Por norma, esses dispositivos usam a tecnologia NFC (Near Field Communication), que permite aproximar fisicamente dois dispositivos para fazer uma transacção, eventualmente uma transferência bancária. Como medida primária de segurança deve sempre recorrer-se ao download e uso de aplicações oficiais.

4. Malware mobile
Com centenas de milhões de utilizadores mundialmente, a tecnologia móvel tornou-se um alvo para o cibercrime. Desde 2015, os especialistas têm observado o aumento de ataques a eles dirigidos. A primeira recomendação passa então por não instalar aplicações fora das lojas oficiais. Além disso, se realizar compras (através do uso de apps) e websites, deve certificar-se antes que sistema operativo está actualizado e, sempre que possível, ter software anti-malware instalado no dispositivo.

5. Partilha de dispositivos
Existem algumas precauções que devem ser tomadas ao partilhar dispositivos (smartphone, tablet, laptop ou outros) entre familiares ou amigos. É muito importante usar passwords fortes e não permitir o acesso a esses dispositivos por parte de menores sem a nossa supervisão, uma vez que estes podem, por exemplo, conectar-se a uma rede Wi-Fi sem o conhecimento dos adultos e fazer o download de aplicações inseguras ou de conteúdo não legítimo. Além disso, os menores são mais susceptíveis de clicar em links inapropriados (por falta de percepção de risco) e, portanto, serão vistos pelo atacante (conhecedor desta realidade) como alvo.

Via S21sec.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version