Play – SteelSeries Arctis Pro + GameDAC

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min

Há tempos passou por cá uma unidade dos Steelseries Arctis 5, o headset USB da marca para PC com altifalantes de 40 mm e microfone retráctil que me impressionaram pela qualidade de montagem e de som. Agora recebemos os Arctis Pro + GameDAC, fisicamente iguais aos originais, com o mesmo sistema de iluminação RGB e que vêm acompanhados de um conversor analógico/digital. Este elemento interpõe-se entre o PC/consola e os auscultadores, com o objectivo de conseguir um som mais limpo e equilibrado que quando se ligam os Arctis directamente.

Como disse, estes Artcis Pro (com a excepção das dimensões do botão que liga e desliga o microfone e do potenciómetro para o volume), são fisicamente muito semelhantes aos 5. E, tal como nos 5, também podem ser ligados através de USB ou de jack de 3,5 mm.

O DAC é uma pequena caixa preta com um mostrador LED na parte da frente, um botão/dial que serve para o volume de som e do microfone e ainda para navegar pelos menus de configuração e um botão que serve para recuar na navegação dos menus. Na parte de trás estão as entradas e saídas: uma ótica SP/DIF, USB, analógicas line out e para a ligação de dispositivos móveis. Do lado esquerdo está a entrada para os auscultadores e uma entrada proprietária da SteelSeries, com uma forma muito semelhante à de uma mini USB.

Este DAC dá a possibilidade de alterar as configurações do equalizador, ligar e desligar o sistema DTS, alterar o ganho dos auscultadores, ligar a mistura de som ambiente com o áudio dos auscultadores, alterar as entradas e saídas, a iluminação RGB e o brilho do mostrador. O mostrador exibe o nível de volume de som, do microfone e um VU à antiga que ilustra o volume dos canais esquerdo e direito.

A minha primeira tentação foi experimentar o DAC com os Arctis 5, para ver se uns auscultadores que custam sensivelmente metade do preço dos PRO conseguiam um som, pelo menos, semelhante a estes.

O som dos 5 continua bom, mas quando se usam os PRO parece que nos tiram umas bolas de algodão dos ouvidos. A qualidade de som é muitíssimo boa, o som é agradável, sem distorções mesmo em volumes mais altos. Apesar de serem mais pesados que os 5,o sistemacom elástico que adapta osArctisPro à cabeça é confortável, mesmo após algum tempo de utilização. O DAC faz diferença e acrescenta versatilidade a esteheadset. Só não consigo perceber porque é que aSteelSeriesanuncia que estesArctisPro +GameDACpara PC e PlayStation, se eles também funcionam perfeitamente com a XboxOne…

Ponto final

Se é umgamerque dá importância à qualidade de som, escolha estesArctisPro, que não se vai arrepender, apesar do preço algo “gordo”. Mas como eu consegui provar,há um abismo de diferença na qualidade de som entre os 5 e os PRO. Recomendo.

+ Qualidade do som
+ Construção
+ DAC
– Preço

Funcionalidades: 2
Experiência de utilização: 4
Preço: 3
Nota Final: 9

Distribuidor: Fraggerzstuff
Contacto: fraggerzstuff.pt
Preço: €279,98

Características Técnicas

Resposta de frequência: 10 Hz – 40 kHz
Impedância: 32 Ohm
Dimensão dos altifalantes: 40 mm
Ligações: jack 3,5mm, USB;GameDAC com jack 3,5 mm (x2),óptica, USB

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version