Estas são as novidades da última versão de teste do Windows 10

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

A nova funcionalidade que mais salta à vista na build 18282 do Windows 10, que chegou recentemente aos ‘Insiders’, o grupo de utilizadores que testam as versões de teste do sistema operativo, é o ‘Light theme’ para o Ambiente de Trabalho. Mas a mais útil será a nova ‘Intelligent Active Hours’ que serve para impedir as interrupções indesejadas do Windows Update.

Esta versão de teste, que dará origem a uma actualização do sistema operativo durante o próximo ano, não tem muitas novas funcionalidades. Em vez disso a Microsoft optou por melhoramentos de funcionalidades já existentes.

O ‘Light Theme’

O novo ‘Tema claro’ faz com que todas as cores dos elementos da interface de utilização fiquem mais claros.

Windows Update

A versão do 18282 do Windows 10 inclui uma nova funcionalidade que serve para impedir que o sistema de actualizações do Windows interrompa o trabalho do utilizador por insiste que há uma actualização que tem “mesmo” de ser instalada. Esta funcionalidade chama-se ‘Intelligent Active Hours’ (numa tradução livre: ‘Horas de Actividade Inteligentes’) que ajusta automaticamente o sistema de actualização à sua rotina de trabalho.

A funcionalidade ‘Horas Activas’ já existe no Windows 10 e servem para o utilizador definir as horas a que o sistema pode lançar as actualizações automáticas. Pode aceder a esta função através de ‘Definições’, ‘Actualizações e segurança’, ‘Windows Update’, Alterar Horas de Actividade’.

A Microsoft também vai colocar em evidência a opção de colocar as actualizações do sistema em pausa, para facilitar o trabalho de as suspender.

A ferramenta ‘Recorte e desenho’ vai poder capturar janelas

Desde a última actualização do Windows 10 que a Microsoft anda a avisar os utilizadores que vai acabar com a ferramenta de recorte e substitui-la pela ‘Recorte e Desenho’. Basicamente as duas ferramentas são iguais, mas a nova vai permitir desenhar em cima das imagens que captura do ecrã. Para dar à nova ferramenta as mesmas funcionalidades da antiga, nesta versão a ‘Recorte e Desenho’ já consegue isolar e capturar o conteúdo de uma janela aberta no sistema.

Impressão

A janela de impressão ganhou novos textos e ícones explicativos das várias funções.

Brilho do ecrã mais consistente

Ao contrário de reduzir o brilho do ecrã quando desliga o carregador de um computador portátil (como acontece agora), na nova versão do Windows o brilho fica igual quando desliga o computador da corrente. A excepção é se estiver a utilizar o modo de economia de bateria, em que o brilho do ecrã pode reduzir-se se essa função estiver configurada.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version