1.1.1.1 chega aos dispositivos móveis

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

A empresa especialista em serviços de gestão de DNS, aceleração e segurança para websites, Cloudflare, lançou no início deste ano o serviço gratuito de resolução de DNS 1.1.1.1. Segundo a empresa, este serviço garante mais velocidade na resolução dos nomes de domínios para endereços IP e também um certo grau de anonimato, porque não mantém registos de quem é que acede a quê. Este serviço chega agora às plataformas móveis Android e iOS após um período de testes bem-sucedido.

A nova aplicação utiliza funcionalidades como uma VPN para encaminhar o tráfego de Internet através dos servidores DNS 1.1.1.1 e assim melhorar as velocidades de acesso. Também impede o operador de aceder ao seu histórico de navegação. A Cloudflare assegura que nunca vai saber o que os utilizadores do serviço andam a aceder na Internet ou vender anúncios. A empresa indicou ainda que contratou a consultora KPMG para fazer uma auditoria de segurança e boas práticas anual e publicar um relatório que ficará acessível a quem o quiser consultar.

Como foi mencionado, os serviços de DNS servem para traduzir os nomes de domínio (como pcguia.pt) para um endereço IP que os routers e switches, que encaminham o tráfego de dados por toda a Internet, consigam entender e usar. O problema é que, nos operadores, os DNS podem ser algo lentos, o que faz com que a velocidade de acesso aos vários serviços que utiliza na Internet seja também mais lenta. Dependendo do operador de utiliza pode sentir ganhos de velocidade significativos ao utilizar o 1.1.1.1.

Pode instalar a versão para iOS clicando aqui, ou a de Android clicando aqui.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version