Xpand IT inaugura novo Centro de Inteligência Artificial em Portugal

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min
Xpand IT

AI Solutions Center. É esta a denominação do novo centro de Inteligência Artificial (IA) criado pela Xpand IT, que pretende funcionar como “potenciador de soluções que acrescentem verdadeiro valor, recorrendo a tecnologias de vanguarda”.

A Xpand IT pretende abordar o desafio da Inteligência Artificial de duas formas distintas, embora complementares: uma abordagem de AI-as-a-service, em que o objectivo passa por integrar tecnologia de IA, disponível num modelo de serviço a consumir, em diversas soluções, nomeadamente Mobile e Web; e uma abordagem de Data Science, em que o propósito passa por, em conjunto com o cliente, trabalhar em cenários mais complexos, suportados por abordagens como Machine Learning, entre outras.

Para Sérgio Viana, Partner & Digital Xperience Lead da Xpand IT e o responsável pelo Centro, “Estamos num momento fundamental no que respeita à massificação e democratização das tecnologias de IA. As possibilidades são enormes: de interfaces conversacionais a análise de sentimentos, de processamento de vídeo e imagem a motores de recomendações e modelos preditivos, entre muitas outras soluções. O nosso maior objectivo é perceber como estas tecnologias podem ser usadas de maneira eficaz nos nossos clientes, prototipar rapidamente para validar conceitos, e avançar para projecto com uma probabilidade elevada de sucesso”.

“Queremos contrariar a tendência de fazer projectos de IA sem um objectivo real, visto que este é um dos maiores perigos para a adopção da tecnologia – expectativas demasiado elevadas e irrealistas sobre o que se pode fazer. Há muitos cenários possíveis, hoje em dia, sobre os quais queremos trabalhar, estando naturalmente atentos a todos os desafios que possam surgir”.

Via Xpand IT.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version