World Bee Project e Oracle trabalham num projecto que alia natureza e tecnologia

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min
World Bee Project

A Oracle e o World Bee Project anunciaram um projecto que constitui “a primeira abordagem a nível global ao problema do declínio das abelhas melíferas em todo o mundo, e que visa ajudar a protegê-las”.

Este novo programa utiliza a tecnologia Cloud da Oracle para compreender melhor o comportamento deste tipo de abelhas nos ecossistemas agrícolas. O “World Bee Project Hive Network’ tem como objectivo recolher dados, de forma remota, utilizando uma rede de colmeias conectadas.

Estes dados passarão de seguida para a cloud da Oracle onde, através de várias ferramentas analíticas, incluindo as tecnologias de Inteligência Artificial (IA) e visualização de dados, serão disponibilizadas novas informações que permitirão aos investigadores compreender a relação entre as abelhas melíferas e os seus respectivos ambientes.

Graças ao World Bee Project Hive Network os investigadores poderão “escutar” as abelhas, analisando complexos dados sonoros capturados dentro das colmeias, incluindo o movimento das suas asas e das patas.

Conjugando esta informação com outras medidas de precisão como a temperatura, a humidade e a produção de mel será possível monitorizar as colónias de abelhas, detectar padrões e prever comportamentos.

Desta forma os apicultores e os ambientalistas poderão levar a cabo acções para proteger as colónias, como, por exemplo, evitar os enxames em épocas pouco apropriadas do ano e eliminar predadores de espécies evasivas, tais como a vespa asiática.

Os dados e os conhecimentos obtidos através da utilização da Oracle Cloud estarão disponíveis para todos os projectos de investigação e conservação que trabalhem para proteger as abelhas em todo o mundo.

Ao partilhar recursos e fomentar a colaboração, a iniciativa The World Bee Project Hive Network prevê multiplicar o seu impacto e permitir uma maior acção com o intuito de proteger as abelhas.

Via Oracle, World Bee Project.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version