Universidade do Minho inaugura o SAP Next-Gen Lab

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min
Inauguração laboratório SAP Next-Gen LAB@UMinho

A Universidade do Minho inaugurou hoje o laboratório SAP Next-Gen LAB@UMinho, no campus de Azurém, em Guimarães. A nova plataforma vai permitir aos estudantes das áreas de Tecnologias e Sistemas de Informação a exploração de soluções transversais a todos os sectores de mercado, combinando aplicações de negócio, Big Data e Internet of Things (IoT).

Este SAP Next-Gen LAB está associado a um laboratório de actividades pedagógicas do DSI da Escola de Engenharia da UMinho. A estrutura pretende promover a interacção de docentes, investigadores, alunos, aceleradores, startups e spin-offs do ecossistema da academia com os clientes, parceiros e especialistas da SAP, tendo em vista “o desenvolvimento de tecnologias e metodologias inovadoras, que sejam motoras da transformação digital nos indivíduos, nas empresas, nos mercados e na sociedade”.

A valência visa ainda facilitar a educação de estudantes e profissionais, o contacto de alunos e graduados da UMinho com as empresas, a execução de projectos envolvendo tecnologias disponibilizadas pela SAP, bem como ser um espaço de demonstração de tecnologias e aplicações dirigido a empresas.

Enquadrado na rede SAP Next-Gen, este laboratório vem juntar-se às 110 universidades de 34 países que também constituíram igual iniciativa ao longo do último ano e meio.

“O principal propósito do SAP Next-Gen Lab@UMinho é permitir às empresas nacionais, através do nosso ecossistema, a exploração de inovações e negócios disruptivos e com propósito, com claros benefícios para a sua competitividade e diferenciação, de forma a colocarmos o país na rota da inovação mundial ao nível da transformação digital”, realçou o pró-reitor Guilherme Pereira.

Já o director-geral da SAP Portugal, Luís Urmal Carrasqueira, referiu que “esta estrutura desempenha um papel fundamental no ecossistema de inovação português, ao preparar os futuros líderes da transformação digital e ao aproximar os estudantes e investigadores das empresas. A sua génese contribuirá para a criação de modelos de negócios inovadores e projectos digitais que ajudarão a colmatar as necessidades da sociedade”.

Via SAP, Universidade do Minho.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version