Toshiba Canvio Basics e Premium

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

A Toshiba renovou recentemente a família de discos portáteis Canvio, com a introdução dos novos modelos Basics, Advance e Premium, que passam a estar disponíveis desde 500 GB a 3 TB. Esta capacidade máxima só é possível graças à introdução de discos rígidos de 2,5 polegadas com pratos com 1 TB de densidade cada, solução essa que tornou igualmente os seus discos de 2 TB mais estreitos que os seus antecessores.

Foi a pensar nesta capacidade que optámos por testar dois dos três modelos da nova família Canvio, ambos com 2 TB, nas versões Basics e Premium, o modelo de entrada e o de topo. A única diferença entre estas são os materiais usados nas caixas: plástico e acabamento mate no Basics e metálico (no topo) no Premium.

Recorrendo a uma ligação USB 3.0 tradicional, ambos revelaram um desempenho idêntico, com uma média de 150 MB/s no tempo de leitura e de escrita, segundo o ATTO Disk Benchmark, resultado esse perfeitamente normal para um disco rígido de 5400 rpm.

Onde estes equipamentos se distinguem é nas funcionalidades adicionais, exclusivas para os modelos Advance e Premium, como a possibilidade de descarregar, de forma gratuita, a nova suite de segurança Toshiba Storage Security Software, que permite não só proteger o acesso aos dados no disco com uma password, como configurar um sistema automático de cópia de segurança dos dados do seu computador. O modelo Premium destaca-se ainda pela oferta de um adaptador da ficha USB do cabo para USB Type-C.

Ponto Final

A utilização dos pratos de 1TB permitiram transformar os novos Canvio da Toshiba em discos mais pequenos, leves e silenciosos. O modelo Premium destaca-se pelo software adicional oferecido, e adaptador USB Type-C, mas se dispensa estas ofertas, o modelo Basics serve na perfeição.

Toshiba Canvio Basics

+ Desempenho
+ Dimensões
+ Preço

Medições: 3
Experiência: 2,5
Preço: 2
Total: 7,5

Distribuidor: Toshiba
Site: toshiba.pt
Preço:€105

Características Técnicas
Capacidade: 2 TB
Ligações: USB 3.0
Dimensões: 109 x 78 x 14mm
Peso: 149gr

Toshiba Canvio Premium

+ Desempenho
+ Dimensões
+ Software adicional

Medições:3
Experiência: 3
Preço: 2
Total: 8

Distribuidor: Toshiba
Contacto: toshiba.pt
Preço: €120

Características Técnicas
Capacidade: 2 TB
Ligações: USB 3.0
Dimensões: 109 x 78 x 13,5 mm
Peso: 160gr

BENCHMARKS

Produto Velocidade de Leitura (ATTO Disk Benchmark) Velocidade de Escrita (ATTO Disk Benchmark)
Toshiba Canvio Basics 150,72 MB/s 154,27 MB/s
Toshiba Canvio Premium 150,23 MB/s 154,87 MB/s
Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version