Sony RX0

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Quando a RX0 foi revelada durante a IFA 2017, em Berlim, muitos pensavam ter encontrado a câmara de acção perfeita. Mas avisamos desde já: é muito mais que isso.

Não tendo sido criada para andar consigo de bicicleta ou na prancha de surf, a nova Sony RX0 é mais indicada para produtoras de vídeo que queiram uma excelente câmara adicional para a gravação de uma cena em múltiplos ângulos ou em outras situações que exijam uma imagem de grande qualidade, sem aquele efeito de olho de peixe inerente às objectivas de grande angular das câmaras de acção.

É certo que, para a maioria das ocasiões, uma GoPro Hero 6 Black (ou até uma Sony X3000) são mais que suficientes para a captação de vídeo em 4K com boa qualidade. Mas continua a ser impossível comparar o detalhe e a luz captada por um sensor de uma polegada, face a um de 1/2,3 de polegada, isto sem contar com o facto de gravar em modo S-Log2, para facilitar a pós-produção.

Para garantir maior detalhe em toda a superfície, a Sony teve de recorrer a uma objectiva Carl Zeiss Tessar T* com abertura máxima f/4.0, tudo isto num corpo à prova de água até dez metros de profundidade, à prova de quedas ao solo até dois metros de altura e à prova de esmagamento até 200 kg.

Mas nem tudo são rosas – existem limitações que, esperamos, possam ser resolvidas numa segunda geração, como a utilização de um ecrã que não é táctil e que é demasiado pequeno e pouco brilhante, tornando-se inutilizável em plena luz do dia. Outro ponto negativo é o facto de a câmara apenas gravar, no corpo (com cartão MicroSD), com uma resolução FullHD 1080p a 60 imagens por segundo, sendo obrigatório usar um gravador externo, ligado através da ligação Micro-HDMI, para gravar vídeo a 4K. Finalmente, outra falha: o efeito de câmara super lenta. Embora grave a 960 imagens por segundo, estas estão limitadas a resoluções fora do normal, como 1136 x 384.

Ponto Final

Não se tratando de uma verdadeira câmara de acção, a Sony RX0 é um produto verdadeiramente diferente, destinado a uma utilização profissional, para situações para utilização de múltiplas câmaras que exijam uma imagem de alta qualidade, e nestes casos é perfeita, excepto se precisar de gravar a 4K.

+ Qualidade de imagem
– Não grava 4K internamente
– Ecrã táctil pequeno e não táctil

Qualidade de Imagem: 2,5
Experiência: 3
Preço: 2
Pontuação: 7,5

Distribuidor: Sony
Site: sony.pt
Preço:€900

Características Técnicas
Sensor:21MPCMOSExmorRS(1 polegada)
Processador de Imagem: BIONZ X
Ecrã:1,5polegadas
Resolução de imagem: 15 megapixéis
Gravação de Vídeo:FullHD 1080p a 60fps(gravação interna),4Ka30fps(gravação externa)
Dimensões: 59,0×40,5×29,8mm
Peso: 110g(com bateria e cartão MicroSD)

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version