Review – Devolo dLAN 1000 duo+

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min

A tecnologia de rede powerline é das daquelas invenções que respondem a um problema real que os utilizadores de tecnologias têm: como levar sinal de rede de um ponto para outro com velocidade e disponibilidade, quando o Wi-Fi não chega.

A Devolo, empresa alemã especialista neste tipo de hardware, tem uma oferta completa deste género com produtos que permitem atingir velocidades que vão dos 500 Mbps até 1 Gbps com, e sem, a possibilidade de criarem redes Wi-Fi. Este kit é o mais recente com tecnologia de 1 Gbps sem capacidade wireless, composto por dois módulos, cada um com duas entradas RJ-45 Fast Ethernet (100 Mbps), para a ligação ao router ou a outros dispositivos. É aqui que está, na minha opinião, a coisa mais estranha: temos comunicação entre os vários terminais a 1 Gbps e, depois, estes só conseguem “falar” com os outros a 100 Mbps, sensivelmente dez vezes menos. Não faz grande sentido, digo eu. A única razão para que isto aconteça só pode estar relacionada com a possibilidade de se acrescentarem mais terminais sem perder grande velocidade. Mas mesmo assim…

A ligação entre os dispositivos é simplicíssima: o único cuidado que terá de ter é ligar sempre os dLAN directamente a uma tomada e não numa régua de tomadas ou tripla. Não tem de se preocupar com as tomadas ocupadas, porque os dLAN têm uma passagem de corrente. Como os dois terminais estão pré-emparelhados, ligam-se logo um ao outro; mas se não estiverem existe um botão do lado que serve para o efeito.

E funciona? Sim funciona. Embora se fique um pouco longe dos 1000 Mbps que a Devolo promete. Isto porque, construir uma rede em cabos eléctricos, não é a mesma coisa que criar uma rede com cabos de rede, cheios de blindagem e cobre de boa qualidade. Outra coisa que não ajuda nada é o ruído eléctrico que as instalações têm. Os grandes culpados são os electrodomésticos como as máquinas de lavar, secadores de cabelo e micro-ondas. Por isso ligue os seus Devolo o mais longe possível destes “sugadores” de sinal.

Ainda assim, nos nossos testes de velocidades conseguimos valores muito próximos dos 100 Mbps. Lembram-se de que a ligação entre os terminais e os outros dispositivos só funciona a 100 Mbps, certo? Andámos muito perto dos 80 Mbps de velocidade média na passagem de dados entre dispositivos na rede powerline, o que não é nada mau para uma aplicação doméstica: dá perfeitamente para jogar ou ver Netflix naquela zona da casa onde o Wi-Fi não chega.

Ponto Final

A tecnologia powerline está mais que provada e funciona muito bem. Este kit da Devolo consegue dar uma ligação muito estável entre dois pontos da sua casa. Só é pena a discrepância de velocidade entre a ligação dos dois terminais e entre os terminais e outros dispositivos. A configuração é muito simples e está ao alcance de qualquer um.

+ Qualidade
+ Facilidade
– Fast ethernet

Funcionalidades: 1
Experiência de utilização: 4
Preço/qualidade: 3
Nota final: 8

Distribuidor: Devolo
Contacto: devolo.pt
Preço: €99,99

FICHA TÉCNICA

Normas suportadas: IEEE 802.3, IEEE 802.3u, IEEE 802.3x, IEEE 802.3az Auto MDI/X
Protocolos CSMA/CA (Powerline)
Velocidade de transmissão: Ethernet 10/100 mbps, Powerline 200,500,600,1000 mbps
Alcance: 400 m
Segurança dos dados: 128 Bit AES
Potência de saída para tomada integrada: 16 A
Ligações: 2 x Ethernet RJ45
Consumo de energia: Máximo W/A: 4.1 W Típico W/A: 3.5 W Stand-By W/A: 1 W
Alimentação eléctrica interna: 196-250 V AC 50-60 Hz

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version