Queixas de problemas com gráficas Nvidia RTX 2080 Ti estão a crescer

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

A quantidade de reclamações relacionadas com falhas nas novas gráficas RTX 2080 Ti da Nvidia está a aumentar. As queixas incluem placas que deixaram de funcionar ou que funcionam com problemas. Algumas incluem problemas logo após a instalação, enquanto outras falam de degradação da qualidade de imagem ao fim de alguns dias de utilização, mesmo em aplicações que não envolvem qualquer tipo de overclocking ou alteração das voltagens utilizadas.

Estas placas, baseadas na nova arquitectura Turing da Nvidia são as placas deste tipo mais poderosas da actualidade e suportam novas funcionalidades com a ‘Deep Learning Supersampling’ e ray trace.

As publicações e comentários nos fóruns da Nvidia têm-se multiplicado nos últimos dias com relatos de sistemas que deixam de funcionar abruptamente, ecrãs pretos, ecrãs azuis no Windows, artefactos e de placas que não funcionam de todo. Existem alguns relatos que mencionam as 2080 padrão, mas grande maioria estão relacionados com as 2080 Ti.

Não é nos fóruns da Nvidia que têm aparecido queixas, também no Reddit foram publicados relatos que casos semelhantes. Para ajudar à festa, muitos utilizadores que receberam placas de substituição tiveram de as devolver porque também tinham defeitos. Isto pode indiciar problemas com a arquitectura da placa sem si e não um qualquer defeito de fabrico.

As versões mais afectadas são as placas ‘Founders Edition’ da 2080 Ti, fabricadas e vendidas directamente pela Nvidia. No entanto também tem aparecido relatos de problemas em algumas unidades da Gigabyte e da Asus.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version