Novos iPad já não têm botão Home nem usam cabos Lightning

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

Depois de muitos rumores, a Apple finalmente apresentou hoje em Nova Iorque os novos iPad Pro 2018, que incluem um conjunto de novidades interessantes.

Os ecrãs dos novos dispositivos têm ecrãs Retina de 11 e 13 polegadas e ocupam mais espaço no dispositivo, isto foi possível porque a Apple removeu o espaço para o botão Home, que tradicionalmente “vivia” na parte inferior do ecrã, substituindo-o por um sistema de reconhecimento facial FaceID, o mesmo que está disponível nos iPhone da série X. No entanto, no iPad o sistema foi optimizado de forma a funcionar melhor quando o dispositivo é utilizado na horizontal. Outra novidade, também herdada do iPhone, é a eliminação da entrada jack de 3,5 mm para auscultadores. Nestes modelos o utilizador terá de optar por uns auscultadores sem fios ou com ligação USB-C.

Isto leva-nos a outra das novidades, nos iPad Pro de 2018 a Apple removeu a entrada Lightning, que utiliza desde 2012. Em vez dela decidiu utilizar uma ligação USB Type-C, que é bastante mais versátil e, por isso, permite a utilização de mais acessórios diferentes, que não têm de ser fabricados especialmente para utilização em dispositivos Apple, como auscultadores ou dispositivos de armazenagem.

Por dentro está um dos novos processadores A12X Bionic. Este processador é uma evolução do A12 Bionic, apresentado há pouco tempo, e que equipa a nova geração de iPhoneX. O A12X também é fabricado segundo um processo de 7nm e tem 10 mil milhões de transístores. Este processador tem um novo gestor de armazenagem que permite a utilização de atá de 1TB de capacidade interna.

O novos iPad Pro estão disponíveis em duas cores. Os preços começam nos €909 para o modelo com ecrã mais pequeno, sem dados móveis e 64 de capacidade. Se quiser o topo do topo tem de preparar mais de €2000.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version