Crie os seus próprios materiais para trabalhos manuais

Por: PCGuia Lab
Tempo de leitura: 10 min

Os trabalhos manuais são um passatempo muito popular. Fazer cartões, álbuns de recortes, costura e muito mais, há sempre algo para qualquer pessoa experimentar. Há imensas fontes online, caras, onde pode comprar os materiais de que precisa, coisas como papéis para fundos, etiquetas, botões, selos, etc. Usar materiais tradicionais para criar coisas fantásticas manualmente pode parecer exactamente o contrário do que o que o Photoshop faz, mas o nosso editor de imagem preferido pode, na verdade, ter um grande papel no artesanato.

Só precisa de um pouco de know-how técnico, uma impressora decente que funcione com papel espesso e cartão, e ferramentas de corte básicas. Neste tutorial vamos mostrar-lhe como criar três elementos de artesanato populares: papéis personalizados, etiquetas individuais e também selos personalizados.

Usamos as mesmas ferramentas uma e outra vez para cada uma destas técnicas, por isso, uma vez aprendidas, pode fazer com elas todas as experiências que quiser. Faremos bastante uso das ferramentas ‘Shape’ e especialmente das formas personalizadas. Isto porque se podem escalar com facilidade e as cores se podem alterar todas as vezes que quiser. Também vamos explorar os padrões rotativos e um truque manhoso com a ferramenta ‘Eraser’ para criar um efeito de perfuração. Continue a ler que depressa terá materiais de artesanato de que se poderá orgulhar.

Técnica 1

Crie papéis de artesanato
Use padrões repetidos para fazer as suas próprias criações vívidas para projectos de artesanato.

No que respeita a artesanato, um dos materiais mais básicos que pode ter à mão é um conjunto de papéis com diversas cores e padrões. São úteis para criar cartões ou para criar álbuns de recortes, por exemplo. Vamos mostrar-lhe como pode fazê-los facilmente no Photoshop ou no Photoshop Elements. Imprima-os para papel bem espesso para os aproveitar ao máximo.

1 Configure a telha

 

Comece um documento novo. Defina-o para 240 x 240 pixels, 300 ppi e com um fundo ‘Transparent’. A seguir precisamos de guias para alinhar os nossos padrões, por isso vá a ‘View’, ‘New Guide’. Escreva 50% quer para a guia horizontal, quer para a vertical.

2 Construa o padrão

Mantenha o padrão simétrico. Nos escolhemo s quatro círculos, espaçados em cada quarto da tela. Depois juntámos círculos mais pequenos, saindo para fora dos contornos para que se juntem quando o padrão for aplicado. Agora escolha uma cor de fundo e vá ao menu ‘Edit’,e ‘Define pattern’, dê um nome e faça Ok.

3 Use o padrão

Abra um novo documento do tamanho que deseja que o papel de fundo seja. Aceda ao menu ‘Edit’, ‘Fill’ e, a partir da caixa de diálogo, escolha ‘Pattern’ e seleccione o novo padrão.

Camadas

Mantenha cada forma separada para o case de reparar num erro quando usar o padrão, para o poder corrigir.

Defina o padrão

Quando estiver satisfeito com a concepção final, pode guardá-la. Aceda a ‘Edit’, ‘Define Pattern’ para a guardar na sua amostra de padrões.

A tela

Quando definir o tamanho do ficheiro da sua tela, deverá trabalhar com pixeis e um quadrado. Aqui o nosso exemplo é 240 x 240 pixels.

Criação de padrões

Vê como temos os círculos mais pequenos a irem para fora da área do padrão? Fazemo-lo para que se juntem quando o padrão for repetido.

Técnica 2

Faça etiquetas

Aprenda a criar as suas próprias etiquetas simples e personalize-as sempre que quiser.

Há elementos que se prestam a praticamente qualquer projecto de artesanato, e as etiquetas são excepcionalmente flexíveis na sua utilização. Uma simples etiqueta de bagagem de concepção elaborada pode ser muito eficaz, ou pode ter setas, citações, ou espaço onde escrever o sue próprio texto manualmente. Imprima-as em cartão fino para terem um acabamento genuíno. Vai precisar de as cortar com cuidado com um x-acto para terem bordas precisas e usar um furador para o buraco em cima (nas etiquetas de bagagem).

1 Construa a etiqueta

Vamos começar por uma etiqueta de bagagem básica usando as ferramentas de ‘Shape’. Seleccione a ferramenta ‘Rectangle’ e desenhe uma forma conforme mostramos aqui. Preencha-a com a cor que escolheu usando as opções na barra de ferramentas em cima. Certifique-se que não há ‘Stroke’.

2 Faça um topo à etiqueta

Seleccione a ferramenta ‘Polygon’ e escolha 3 como número de lados. Desenhe um triângulo que corresponda ao rectângulo e preencha-o com a mesma cor. Cmd/Clique com o botão direito do rato na camada do polígono e escolha ‘Rasterize Layer’. Use a ‘Elliptical Marquee’ para acrescentar um buraco e prima ‘Backspace’.

3 Acrescente flores

Aceda à ferramenta ‘Custom Shape’ e use o menu na barra de ferramentas em cima para percorrer as formas. Nós escolhemos flores, mas escolha qualquer coisa que goste e preencha com cores complementares que se adeqúem à sua concepção. Guarde o documento com as camadas.

4 Reutilize e personalize

Agora que tem uma etiqueta de base, pode usá-la para criar muitas mais. Abra a etiqueta com camadas e guarde-a com outro nome. Desactive todas as camadas menos a com a forma básica da etiqueta, e depois preencha-a com uma nova cor.

5 Insira texto

Acrescentemos texto. Use a ferramenta ‘Text’ e escolha um tipo de letra adequado. Escreva o texto e depois passe por cima dos cantos da caixa de tecto até ver uma seta curva – agora pode arrastar o texto para o girar. Usámos a ferramenta ‘Line’ para acrescentar uma linha de cada lado.

6 Outra versão

Mais uma vez, guarde esta imagem nova, volte a abri-la e dê-lhe outro nome. Desta vez vamos apenas manter o primeiro rectângulo, rodá-lo e voltar a colori-lo. Usando a ferramenta ‘Text’, acrescente uma citação simpática com um pequeno enfeite, usando a ferramenta ‘Custom Shape’.

Técnica 3

Crie selos

Faça os seus próprios selos para projectos de artesanato.

É divertido criar selos e podem ser um acrescento rápido aos projectos. Criá-los é relativamente fácil, mas dar-lhes o aspecto correcto para quando forem impressos é um pouco mais complexo. Vamos criar este com um efeito de borda picotada, mas quando forem impressos precisa de uma lâmina rotativa de picotar para cortar à volta do selo para lhe dar o aspecto correcto.

1 Construa umas caixas

Abra um documento novo e seleccione a ferramenta ‘Rectangle’. Desenhe uma caixa para formar o tamanho do selo. Preencha-o com a cor que escolheu. Depois desenhe uma caixa mais pequena que caiba lá dentro e preencha-a com uma cor complementar. Estas formas deverão estar correctas antes de seguir em frente.

2 Rasterize e borre

Precisa de Ctrl/clicar com o botão direito do rato em cada uma das camadas e escolher ‘Rasterize Layer’, para poderem ser editadas. Primeiro seleccione a ferramenta ‘Smudge’ e certifique-se que o rectângulo mais pequeno está seleccionado. Borre suavemente os contornos externas para quebrar as linhas claras.

3 Defina para apagar

Seleccione o quadrado grande. Escolha a ferramenta ‘Eraser’. Defina-a para ‘Pencil’ na barra ‘Options’, em cima. Abra a paleta ‘Brush’ (o pequeno ícone de pasta com pincéis n a mesma barra ‘Options’ to topo) e depois defina ‘Spacing’ no canto inferior direito para 150%.

4 Efeito picotado

Desenhe com a ferramenta ‘Eraser’ ao longo dos contornos do seu selo – use Shift para as linhas rectas. Isto cortará círculos pequenos e espaçados uniformemente que parecem picotados. Para terminar, juntámos uma forma personalizada, desta vez foi uma rosa dos ventos, mas o leitor poderá juntar o que quiser.

Mantenha as camadas

Nós mantemos as camadas todas não vá fazermos um erro e precisarmos de voltar atrás e alterar alguma coisa.

Ferramenta ‘Eraser’

A ferramenta ‘Eraser’ é uma maneira fácil de criar o efeito de picotado. A ferramenta preferida aqui é ‘Pencil’, por isso seleccione-a na barra ‘Options’.

Formas personalizadas

As formas personalizadas são excelentes para acrescentar novas criações. Pode transferir centenas de graça se desejar um aspecto em particular.

‘Brush Tip Shape’

No painel ‘Brush’, com ‘Brush Tip Shape’ seleccionado pode alterar o espaço entre pinceladas – aqui tornámo-lo largo.

Exit mobile version