Transmita o ecrã do PC para a televisão com um Chromecast

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 5 min

1Ligue o Chromecast à TV
O Chromecast tem, obrigatoriamente, de ser ligado a uma entrada HDMI da sua televisão; este dispositivo precisa ainda de receber energia – pode usar uma entrada USB da sua televisão ou ocarregador, que vem na caixa, para que o consiga ligar a uma tomada de electricidade.

2Faça download da app para iOS ou Android
Para configurar o Chromecast vai precisar de fazer download da aplicação Google Home para iOS ou Android. É esta a “ponte” que vai fazer a ligação entre o seu computador e o receptor multimédia da Google. Depois de instalada, é feita uma busca por Chromecasts e,aquelesque estiverem ligados, aparecem numa espécie de ‘cartão’. Aqui, toque em ‘Configurar’.

3Configurar o Chromecast
Agora, no seu telemóvel, aparece um código único que serve para confirmar que se está a tentar ligar ao Chromecast certo. Mude o sinal HDMI da TV para o da entrada a que ligou o dispositivo da Google para ter a certeza de que está a receber o sinal do mesmo e ver que, no ecrã, o código é o mesmo. No telemóvel, toque em ‘Sim’ e, no ecrã seguinte, indique em que zona da casa o tem ligado. Finalmente, seleccione a rede Wi-Fi e digite a password da mesma para concluir a ligação e toque em ‘Associar’.

4Usar o Google Chrome e transmitir do PC para a TV
É a partir do browser Chrome que vai poder transmitir o ecrã do seu computador para a televisão onde o Chromecast estiver ligado. Clique no ícone de menu do Chrome, no canto superior direito da janela, e escolha a opção ‘Transmitir’. Depois, quando a transmissão estiver activa, carregue na pequena seta que aparece ao pé desta opção para escolher entre partilhar só o separador ou todo o ambiente de trabalho. Pode ainda determinar se quer que o áudio seja também enviado para a TV através do Chromecast.

5Activar os serviços de cloud
Já com tudo a correr de forma normal, clique com o botão direito do rato no ícone de cast e ligue a opção ‘Activar serviços na nuvem’, que pode usar para a sua transmissão para outros serviços da Google, como o Hangouts. Active esta opção, porque assim pode evitar problemas se quiser fazer este mirroring do computador para outras aplicações da Google.

6Definições do Chromecast
Se tiver maisdoque um Chromecast ou outro dispositivo GoogleHome na sua rede caseira, é nesta lista que vão aparecer, mesmo se apenas for possível fazer o streaming de som. Aqui, pode renomear o seus dispositivos ou mudar as definições dos mesmos ao clicar com o botão direito do rato no ícone de Cast e escolher aopção ‘Gerir dispositivos de transmissão’. Finalmente, carregue no ícone da engrenagem que aparece.

7Transmitir apenas um separador do browser
Em vez de enviar para a TV todo o ecrã do computador ou tudo aquilo que estiver a ver no Chrome, pode seleccionar apenas um separador do mesmo. Para fazer isto, clique com o botão direito em cima da página que estiver aberta nesse separador e seleccione ‘Transmitir separador’; de seguida tem de clicar no Chromecast para onde quer fazer a transmissão. Isto pode acontecer de forma automática se apenas tiver um dispositivo destes na sua rede doméstica. Quando fechar o separador, o streaming é interrompido; mas também pode clicar em ‘Stop’ para concluir a transmissão.

8 – Transmitir vídeos de sites
Existem sites cujos vídeos podem ser enviados directamente para o Chromecast, como acontece com o YouTube. Onde for possível fazer isto, o ícone decasting (um rectângulo com umas ondas de rede Wi-Fi no canto esquerdo) aparece perto do controlo dos vídeos ou, por vezes, no topoda sua janela. Carregue aqui e faça como no passo anterior: escolha o Chromecast da lista que aparecer, para enviar o vídeo para a TV.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version