Review – Acer Travelmate P

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min

O Acer Travelmate P é um típico computador portátil para trabalho. Isto é imediatamente perceptível quando se pega nele e se repara na entrada VGA que está instalada do lado esquerdo. Só mesmo um computador de trabalho para ter algo tão antiquado como uma entrada VGA: estas ligações ainda são a norma em muitos projectores instalados nas empresas, daí esta necessidade.

Outro indício de que esta é uma máquina para utilizadores empresariais é o facto de existir um leitor de cartões inteligentes por baixo do teclado, usados em muitas empresas para fazer login e aceder aos recursos de rede.

Mas não se pense que, lá por ser uma máquina pensada para utilizações mais profissional, este Acer é lento. O processador é um Intel Core i7-6500U com dois núcleos que funcionam a 2,5 GHz. O processador é acompanhado por 8 GB de memória RAM DDR4 e por uma GPU Nvidia GeForce 940M com 2 GB de memória gráfica dedicada. Esta GPU é mais que suficiente para alimentar o ecrã LCD visto que apenas tem uma resolução máxima de 1920 x 1080.

No geral o Travelmate é uma máquina algo espartana em termos de design. A caixa é toda em plástico rugoso preto baço e não tem luzinhas, além dos LED tradicionais que indicam a actividade do SSD de 512 GB ou o carregamento da bateria. O teclado é muito confortável e silencioso, o que é óptimo para não incomodar enquanto escreve durante uma reunião de trabalho. De resto é uma máquina com muito bom aspecto. A qualidade de imagem do ecrã é suficiente: por vezes, os contornos aparecem um pouco esbatidos em alguns gráficos.

Em termos de desempenho, posso dizer que é suficiente para usar o Excel ou qualquer outro programa de facturação, fazer processamento de texto, gerir email ou navegar pela Internet. Se quiser jogar dá, no máximo, para algo como Counter Strike e pouco mais. Mas claro que não é esta a principal utilização para esta máquina a a nossa tabela mostra exactamente isto.

Ponto final

Os computadores para trabalhar são uma “raça” à parte no mundo dos PC. Este TravelMate é uma máquina típica para o mercado profissional e a única coisa que sai um pouco “fora da caixa” é a presença de uma GPU que oferece algum “músculo gráfico”. De resto, o Acer Travelmate P tem tudo aquilo que é necessário para poder trabalhar e divertir-se um pouco entre reuniões.

Medições: 2,92
Construção: 1
Experiência de utilização: 1
Preço/qualidade: 2,5
Nota final: 7

Distribuidor: Acer
site: acer.pt
Preço: €1299 + IVA

Benchmarks

PCMark 10 PCMark 10 Extended PCMark 8 Battery 3D Mark Cloudgate
2837 2503 247 minutos 8016

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Processador: Intel Core i7-6500U 2.5 GHz Dual-core
Memória RAM: 8 GB expansível até 20 GB
Leitor de cartões: SD SDXC
Armazenamento: 512 GB SSD
Ecrã: 14″ Full HD (1920 x 1080)
Gráfica: NVIDIA GeForce 940M 2 GB
Conectividade: rede sem fios 802.11a/b/g/n/ac, Gigabit LAN
Ligações: 3x USB 3.0, VGA, HDMI
Dimensões: 328,70 x 235,50 x 21,20 mm
Peso: 1,7 Kg

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version