Qual é a diferença entre os repetidores Wi-fi e uma rede Mesh?

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 6 min

Quando instala um repetidor wi-fi na sua rede sem fios, este comunica directamente com o router do seu ISP e, como nome indica, repete o sinal de forma a tentar eliminar quaisquer pontos mortos na cobertura wi-fi. Muitas vezes, se utilizador não fizer uma configuração completa do repetidor, acaba por ficar com duas redes wi-fi com dois SSID (o nome da rede) diferentes. Isto cria um problema adicional porque os dispositivos apenas mudam de rede se perderem completamente o sinal, por isso, mesmo com um repetidor, existem zonas em que não vai conseguir tirar partido total da velocidade da sua rede a menos que mude de rede manualmente.

A repetição da rede sem fios na totalidade também não é lá muito eficiente, porque o que o repetidor faz é estar à escuta de todos os pacotes de informação que passam pela rede e retransmiti-los sem qualquer tipo de critério.

Outra dificuldade prende-se com o facto de, na sua grande maioria, os repetidores de rede sem fios serem genéricos, ou seja, podem ser utilizados com praticamente qualquer modelo de router, independentemente da marca. E apesar de tudo funcionar bem no papel, podem ocorrer incompatibilidades que obrigam à repetição do envio de pacotes, o que pode criar um “engarrafamento de informação”.

Um repetidor wi-fi da TP-Link

Em muitos casos quando se liga um repetidor wi-fi obtém-se apenas metade da largura de banda. Isto acontece porque, nas redes sem fios, a largura de banda é partilhada entre todos os dispositivos, já para não dizer que a grande maioris dos repetidores wi-fi são half duplex, o que quer dizer que não se conseguem receber e transmitir ao mesmo tempo.

As explicações anteriores são genéricas e existem alguns repetidores que oferecem muito mais funcionalidades que permitem ultrapassar os problemas que foram descritos. Normalmente conseguem fazê-lo se estiverem ligados a routers da mesma marca.

Redes Mesh

Mesh quer dizer “malha” em Português e como o nome indica estes sistemas servem para criar uma rede sem fios em malha que vai substituir completamente a rede que é criada pelo router. Um kit mesh típico é composto por três dispositivos, um deles liga-se directamente ao router através de um cabo, ficando o principal. Os outros têm de ser instalados em vários locais de sua casa para criarem a rede.

O kit mesh Deco da TP-Link.

A configuração é muito simples, a primeira coisa a fazer é desligar a rede sem fios do router através da interface de administração. Existem kits mesh que conseguem funcionar em conjunto com as redes wi-fi dos routers, mas para tirar o máximo partido da rede mesh convém desligar completamente a rede gerada pelo router. A configuração da rede mesh é feita normalmente através de uma app para smartphone ou tablet e é muito simples. Genericamente basta reconhecer os dispositivos mesh, atribuir um nome e uma password à rede e pronto. Depois só tem de ligar os seus dispositivos à nova rede.

A aplicação de configuração oferece mais funcionalidades, como a possibilidade de se dar prioridade a um determinado dispositivo de rede, estabelecer horários de utilização, criar uma rede específica para convidados, ou gerir o acesso a determinados tipos de sites através da firewall incluída.

O kit mesh Google Wi-fi.

Quais são as vantagens em relação à utilização de um repetidor? Em primeiro lugar cada dispositivo rede mesh sabe onde é que está cada dispositivo de rede e que recursos está a utilizar. Assim pode redireccionar o sinal para esse local. Como todos os dispositivos Mesh fazem parte da mesma rede, a passagem de um para outro enquanto anda pela casa é completamente transparente, não necessitando de qualquer acção por parte do utilizador. E como estes dispositivos podem transmitir e receber ao mesmo tempo não existem afunilamentos na largura de banda.

E o preço?

Um repetidor wi-fi é normalmente mais barato que um kit mesh, no entanto existem alguns fabricantes de dispositivos mesh que lhe permitem comprar os kits um dispositivo de cada vez de forma a permitir uma melhor adaptação às necessidades dos utilizadores reduzindo assim o investimento necessário. Em Portugal a NOS está a oferecer o kit mesh Deco da TP-Link em vários pacotes sob a marca Power Wi-Fi.

 


Leitura extra

Tenda Nova vs. TP-Link Deco frente-a-frente de dois kits mesh

Review Google Wi-fi

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version