Novas capacidades na IBM Cloud oferece às empresas mais transparência na utilização da IA

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min
IBM

A IBM apresentou novas tecnologias que oferecem às empresas “mais transparência na utilização da Inteligência Artificial (IA), permitindo que aproveitem ao máximo o seu potencial”.

As novas capacidades, disponíveis na IBM Cloud, têm como base modelos construídos a partir de uma ampla variedade de frameworks de machine learning e sistemas de IA como o IBM Watson, o Tensorflow, o SparkML, AWS SageMaker e AzureML.

Este serviço de software totalmente automatizado oferece uma explicação sobre as decisões que foram tomadas e detecta indícios tendenciosos e de parcialidade em qualquer modelo de IA à medida que as decisões vão sendo tomadas – capturando resultados potencialmente incorrectos enquanto ocorrem.

Além disso, o software também recomenda automaticamente que dados devem ser adicionados ao modelo para ajudar a atenuar qualquer tendência detectada.

Além disso, a IBM Research está também a disponibilizar à comunidade open source o conjunto de ferramentas AI Fairness 360 – uma biblioteca de novos algoritmos, códigos e tutoriais que proporcionarão a académicos, investigadores e data scientists as ferramentas e os conhecimentos para integrarem estas novas capacidades durante a construção e a aplicação de modelos de machine learning.

“A IBM tem liderado o sector ao estabelecer princípios de confiança e transparência para o desenvolvimento de novas tecnologias em IA”, sublinhou Beth Smith, General Manager Watson AI da IBM. “Está na hora de passar dos princípios à prática. Queremos dar mais transparência e controlo às empresas que usam inteligência artificial e que enfrentam potenciais riscos de tomarem decisões incorrectas”.

Via IBM.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version