Mais de metade dos portugueses não bloqueia os seus dispositivos com palavras-passe

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 3 min

Em Portugal, cerca de uma em cada quatro pessoas (24%) utiliza os seus smartphones para actividades bancárias online, proporcionando acesso a informações financeiras valiosas, avança a Kaspersky Lab.

Além disso, 60% dos utilizadores recorre com regularidade aos seus smartphones para aceder ao seu email pessoal e 58% admite utilizá-los para visitar as redes sociais, ambas actividades que envolvem uma vasta quantidade de informações sensíveis.

Os valores nacionais encontram-se acima da média europeia (57% e 55%, respectivamente), de acordo com os resultados do estudo realizado pela empresa de cibersegurança.

Mas todas estas informações armazenadas nos dispositivos móveis não torna necessariamente as pessoas mais conscientes e preocupadas – menos de metade (48%) dos utilizadores protege os seus dispositivos móveis com palavras-passe e apenas 14% encripta os ficheiros e as pastas de forma a evitar acessos não autorizados.

Portanto, se um dispositivo cai nas mãos erradas, todos estes dados – desde contas pessoais, fotos, mensagens e até mesmo dados financeiros – podem tornar-se acessíveis a uma terceira pessoa.

E mesmo dispositivos que são protegidos por palavras-passe podem originar consequências desastrosas quando perdidos ou roubados. Por exemplo, menos de metade (43%) dos utilizadores faz uma cópia dos dados armazenados nos seus dispositivos, e apenas 22% instala soluções antirroubo nos seus dispositivos móveis.

Os utilizadores portugueses continuam, uma vez mais, abaixo da média europeia a nível de protecção e prevenção de ameaças contra os seus dispositivos móveis, com apenas 39% a efectuar cópias regulares dos seus dados, e 21% a recorrer a soluções antirroubo.

Dmitry Aleshin, vice-presidente de Marketing de Produto da Kaspersky Lab, afirmou, “Todos adoramos os nossos dispositivos conectados porque nos garantem acesso a informação vital, em qualquer lugar e a qualquer altura. São objectos valiosos pelos quais os criminosos se sentem naturalmente atraídos, e o seu trabalho é facilitado pelo facto de um em cada dois telemóveis não ser protegido por uma senha ou palavra-passe. Há vários passos, muito simples, que os utilizadores podem adoptar para proteger os seus dispositivos e os dados neles armazenados. Ao activarem a protecção com palavra-passe e utilizar uma solução de segurança específica que inclui protecção antirroubo, eles poderão proteger as suas informações pessoais – incluindo fotos e contas online – contra perdas ou intenções maliciosas”.

Via Kaspersky Lab.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version