Huawei Active Noise Canceling Earphones 3

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 5 min

A Huawei disponibilizou recentemente a mais recente versão dos seus auscultadores in-hear com cancelamento de ruído activo. E nós fomos dar uma voltinha de metro com eles para ver se conseguem mesmo isolar-nos dos barulhos da vida moderna.

Os novos auscultadores da Huawei são pretos com acabamento metálico, o microfone está no cabo de conduz ao altifalante direito e na parte central do cabo está uma peça com os controlos de volume e o interruptor que serve para ligar e desligar o sistema de cancelamento de ruído.

Estes botões de volume também servem para alternar entre os três modos de cancelamento de ruído disponíveis: ‘Traveling’, para quando anda de avião, ou outros meios de transporte público mais ou menos barulhentos. ‘Normal’, para quando está em ambientes com níveis de ruído mais baixos, como centros comerciais. E o ‘Aware’ em que a redução de ruído é reduzida ao mínimo para que se consiga realmente ter uma ideia do que se passa à nossa volta.

A ligação é USB Type-C e são compatíveis com qualquer dispositivo que tenha uma entrada deste tipo que seja capaz de reproduzir áudio.

Os auscultadores são certificados para reprodução de som ‘Hi-Res Audio’ com sampling rates que podem chegar aos 96 kHz. Isto quer dizer que, se quiser colocar ficheiros de áudio que estejam codificados em formatos ‘lossless’, ou seja: sem perdas de qualidade. Como os FLAC ou APE, ou ainda usar um serviço de streaming como o Tidal, que oferece streaming de alta qualidade, pode usar estes auscultadores e esperar que a qualidade do som reproduzido esteja à altura.

Dentro da caixa encontra vários conjuntos de borrachas para adaptar os auscultadores aos vários tipos de ouvidos. E também uma pequena mola para os prender à roupa.

E que tal a viagem de metro?

Por natureza, no que respeita ao cancelamento de ruído, os auscultadores in-hear são menos eficazes que os auscultadores que cobrem toda a orelha, isto porque, quando se usam modelos in-hear, se o som for suficientemente forte acaba por fazer vibrar os ossos que estão próximos do ouvido o que minimiza um pouco a eficácia do sistema de cancelamento.

Os sistemas de cancelamento de ruído activos funcionam através da captação e processamento do som ambiente, para que seja gerada uma onda sonora que é o inverso da que compõe o som ambiente. Depois, essa onda sonora invertida é injectada no som que está a ser reproduzido pelos auscultadores cancelando assim o ruído ambiente.

Andámos por Lisboa, debaixo de terra, num ambiente mais ou menos barulhento, também fomos a centros comerciais cheios de gente e pode dizer-se que estes auscultadores conseguem limitar bastante bem os ruídos externos. Menos no modo ‘Aware’ que deixa passar praticamente tudo. É como se o sistema de cancelamento de ruído estivesse desligado.

Como qualquer sistema de cancelamento de ruído, existe alguma dificuldade em lidar com o som de pessoas a conversar, isto tem a ver com o facto do som da voz ser muito variável de pessoa para pessoa. Já com sons repetitivos, como motores, estes auscultadores brilham.

A qualidade de som é excelente, os graves são potentes, mas não afogam o resto dos sons. Os auscultadores com cancelamento de ruído activo, por vezes, tendem a esvaziar um pouco som por causa do sistema de redução de ruído, neste caso isso não se passa.

Também testámos estes Huawei com telefones de outras marcas e tudo funcionou como anunciado. A única coisa que tem de ter em atenção é que o dispositivo terá de ter uma entrada USB Type-C.

Resta falar do conforto, estes Huawei Active Noise Canceling Earphones 3 têm uma excelente construção e são bastante confortáveis de usar, mesmo por longos espaços de tempo.

Ponto final

Se anda de transportes todos os dias, recomendamos estes auscultadores. Conseguem isolá-lo da grande maioria do ruído ambiente. E no fim de um dia de trabalho muitas vezes é tudo o que é preciso para relaxar.


Distribuidor: Huawei

Preço: €79,99

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version