Hacker (já não) vai apagar Mark Zuckerberg do Facebook no Domingo

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Um hacker “White Hat”, termo que identifica os hackers que identificam e informam sobre vulnerabilidades dos sistemas informáticos (o contrário são os “Black Hat” que se aproveitam das falhas de segurança para extorquir dinheiro, ou roubar informação), de Taiwan vai transmitir em directo no próximo Domingo o apagamento da página de Facebook de Mark Zuckerberg.

O hacker chama-se Chang Chi-yuan e faz parte do quadro de honra dos melhores caçadores de erros do serviço de mensagens japonês Line. Este ano Chi-yuan foi processado por uma empresa de transportes rodoviários de Taiwan por ter conseguido alterar o sistema de bilhetes para comprar um bilhete por apenas um dólar de Taiwan, o equivalente a 2 cêntimos de euro.

Ainda este mês publicou um screenshot de um problema de segurança no serviço Apple Pay, que permitiria comprar 500 iPhone também por um dólar de Taiwan. A Tesla também faz parte das conquistas deste hacker.

Chang já afirmou no Facebook que descobre buracos de segurança para ganhar algum dinheiro. O Facebook tem um programa de recompensas aos especialistas de segurança que consigam mostrar as vulnerabilidades dos sistemas do Facebook.

Mesmo que Chang seja bem-sucedido esta não é a primeira vez que uma conta de Mark Zuckerberg numa rede social é hackeada. Em 2011, um outro hacker conseguiu fazer publicações em nome de Zuckerberg no Facebook. Mais tarde, as contas de Twitter e da rede Pinterest do fundador também foram hackeadas porque tinham passwords muito fracas.

Se o Facebook não bloquear a transmissão o feito será levado a cabo no Domingo às 6 da tarde em Taiwan, 11 da manhã em Lisboa.

Actualização

O espectáculo prometido por Chang Chi-yuang afinal já não se vai realizar. O hacker confirmou a intenção de não fazer a emissão à Bloomberg: “Cancelei a emissão em directo, avisei o Facebook sobre este problema de segurança e vou provar a sua existência assim que o Facebook me pagar a recompensa.”

O título e a entrada desta notícia foram alterados para reflectir os novos desenvolvimentos acerca deste assunto.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version