Câmara Municipal de Oeiras promove ciclo de MasterClasses «As Grandes Inquietações da Ciência»

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min
Câmara Municipal de Oeiras/ MasterClasses COGITO

A anteceder o Festival COGITO, evento dedicado à discussão e partilha de “ideias que transformam”, a Câmara Municipal de Oeiras promove um ciclo de MasterClasses intitulado «As Grandes Inquietações da Ciência».

A série de 10 MasterClasses decorrerá semanalmente, entre 18 de Setembro e 20 de Novembro (terças-feiras), às 21:30, no Salão Nobre do Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras.

A MasterClass inaugural é na terça-feira 18 de Setembro, às 21:30, com Maria Carmo-Fonseca e apresenta a questão sugestiva: “Será possível ser jovem para sempre?”. Uma semana depois, a 25 de Setembro, Alexandre Quintanilha tem com fio condutor a pergunta “Como irá a inovação afectar a sociedade e seres humanos?”. A 2 de Outubro, António Câmara ajuda-nos a compreender se “A ficção vai ser mais forte que a realidade?”.

Pretende-se ampliar a divulgação científica, contribuir para estimular o pensamento crítico e desenvolver a construção de conhecimento em torno das grandes e complexas inquietações da ciência, numa abordagem sobre temas tão diversos, como são a Inteligência Artificial, a Neurociência, a Robótica, a Astronomia, Biomedicina, Genética, Imunologia Molecular, Ambiente, Energia e Engenharia Computacional.

Cada MasterClass COGITO será conduzida por uma personalidade relevante na vida cultural e científica, além de Maria Carmo-Fonseca, Alexandre Quintanilha e António Câmara, também Armando Vieira, Miguel Gonçalves, Moises Mallo, Manuel Collares Pereira, Adriano Henriques, Manuela Veloso e Elvira Fortunato. No papel de curador e moderador está Rui Neto Pereira.

Via Câmara Municipal de Oeiras.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version