Uma opção mais tecnológica (e verde) para conhecer Lisboa

Por: Cátia Rocha
Tempo de leitura: 3 min

Como em tantos casos de startups, «a ideia surgiu de uma necessidade», como explica Djalmo Gomes, um dos fundadores da Live Electric Tours. «Descobrimos que os jovens turistas gostam de experiências únicas, que a maior parte deles fazem city-breaks e, por isso, o tempo que gastam em cada cidade é menor», explica Djalmo, reforçando também o gosto dos turistas em partilhar a viagem através das redes sociais, o que explica que haja turistas cada vez mais conectados. «Montámos uma solução onde o turista pudesse conhecer os principais pontos da cidade em apenas três horas, que fosse ecológica, que não pagasse estacionamento e que permitisse estarem com uma conetividade permanente», refere o fundador.

Assim, a Live Electric Tours disponibiliza três tours pré-programadas pela cidade de Lisboa, com um GPS áudio guide a acompanhar. Os turistas podem ficar a conhecer rapidamente os pontos de interesse da cidade, ao volante de um veículo Twizy, com a possibilidade de partilhar com os amigos a sua experiência, através das redes sociais. Tudo isto porque cada Twizy, que pode levar até dois passageiros, está equipado com Wi-Fi.

Cada tour tem um propósito diferente, dependendo do passageiro: é possível fazer uma visita pelos miradouros, outra pelos pontos mais alternativos da cidade ou uma terceira chamada ‘Lisboa pelo rio’. Existe ainda outra opção, intitulada ‘Lisboa livre’, que permite ao turista escolher quais são os pontos que mais lhe interessam, criando uma visita própria e à sua medida. Além disso, segundo aponta Djalmo Gomes, «muitos [dos clientes] nunca tinham conduzido um carro eléctrico e o facto de se poder proporcionar essa experiência já é um factor muito gratificante».

O reconhecimento europeu

A Live Electric Tours é uma das startups nomeadas para o concurso Startup Europe Awards, que distingue as startups que mais se destacaram no mercado europeu, em vários sectores de actividade – a empresa vai representar Portugal em Bruxelas, no segmento de turismo. Para Djalmo Gomes, que destaca a «grande responsabilidade» de representar o país no concurso, a presença no evento é também «um sinal de reconhecimento pelo trabalho feito até agora», reforçando também «o apoio do Turismo de Portugal, que tem incentivado» a empresa.

Em relação aos próximos objectivos a atingir, Djalmo Gomes explica que a Live Electric Tours é uma startup «ambiciosa», que quer ir mais além. «Desejamos crescer, consolidar a operação de Lisboa e chegar a outras cidades, em Portugal e no estrangeiro», conclui.

 

É fã de tecnologia que lhe permita facilitar a vida e tem pavor a todo e qualquer sinal que diga bateria fraca. Passa a vida a ouvir música.
Exit mobile version