Review – Tenda AC6 AC1200

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min

Há pouco tempo analisei o primeiro router da Tenda que chegou à PCGuia. Posso dizer que fiquei impressionado, principalmente pela relação qualidade/preço que o router desta marca, que francamente não conhecia, tinha.

Agora chegou o AC6 AC 1200, um novo router da Tenda mais compacto e com a possibilidade de criar e gerir redes sem fios 802.11ac. Este router é bastante mais pequeno que o AC9 (o primeiro que testei) o que faz com que o tamanho das antenas se note ainda mais. Esta combinação faz com que o conjunto faça lembrar uma nave dos Shadows da saudosa série Babylon 5.

Na parte de trás existem quatro entradas RJ-45 para a ligação ao modem, ou outro router. Infelizmente é aqui que está o único ponto fraco deste router, visto que as entradas para rede com fios são poucas e apenas funcionam a 100 Mbps. Ao lado estão dois botões: um para ligar e desligar o sinal Wi-Fi e o outro para iniciar o emparelhamento dos dispositivos com a rede sem fios através do sistema WPS (este último também serve para fazer reset ao router).

A configuração do router é assegurada pela habitual interface Web, igualzinha à que se encontra no AC9. Este router também pode ser configurado através de uma app gratuita que está disponível para iOS e Android.

A qualidade geral da caixa é sólida, mas posso dizer que este não é um dos routers mais bem-parecidos que me passou pelas mãos. Depois de configurado, usámos o AC6 para medir a velocidade de cópia de uma pasta de ficheiros com 4,7 GB através da rede sem fios. Esta seria a única incógnita visto que as rede com fios, limitada a 100 Mbps, nunca iria para além dos 10 MB/s.

Já a rede com fios oferece mais incógnitas porque depende muito mais de factores externos como a distância, interferências de outros dispositivos e linha de vista entre os dispositivos. A velocidade de conseguimos situou-se nos 87 MB por segundo quando se utilizam as duas bandas em simultâneo. Já utilizando apenas a banda dos 5 GHz conseguimos velocidades de 72 MB/s e na dos 2,4 conseguimos 26 MB/s.

Note-se que a ligação entre os dispositivos foi apenas através de rede sem fios devido à limitação de velocidade da rede com fios. Os testes foram feitos na redacção que é em open space, mas os resultados serão diferentes se existirem muitos recantos.

Ponto final

Este router é fácil de configurar, a velocidade em wireless é boa e o alcance também é adequado, mas é pena oferecer só 100 Mbps nas ligações com fios. O preço é muito competitivo.

+ Configuração
+ Velocidade Wi-Fi
-Rede com fios de 100 Mbps

Funcionalidades: 2
Experiência de utilização: 3
Preço/qualidade: 4
Nota final: 9

Distribuidor: Fraggerzstuff
Site: fraggerzstuff.pt
Preço: €49,99

Ficha Técnica

Rede com fios: 10/100Mbps WAN, 3 x 10/100Mbps LAN ports
Botões: Wi-Fi ligar/desligar, Reset/WPS
Dimensões: 220 x 141,5 x 49 mm
Rede sem fios: IEEE 802.11ac/a/n 5GHz, IEEE 802.11b/g/n 2,4GHz
Velocidades: 5GHz até 867 Mbps, 2,4GHz até 300 Mbps
Segurança: WPA-PSK/WPA2-PSK, WPA/WPA2
Tipos de ligação à Internet: PPPoE, IP Dinâmico, IP estático IP, PPPoE, PPTP, L2TP
Modos de funcionamento: Router Wireless, repetidor, WISP

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version