Review – Samsung DeX

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

O Samsung DeX é uma dock criada para transformar os Galaxy S8, S8 Plus e Note 8 em autênticos computadores de secretária.

Com um formato compacto, em tudo semelhante ao carregador sem fios vendido pela própria Samsung, esta dock tem a particularidade de permitir carregar o smartphone através da ligação USB Type-C colocada na base, ao mesmo tempo que inclui uma ventoinha embutida que permite ir arrefecendo o smartphone, enquanto o carrega e utiliza.

A partir desta dock, pode usar a saída HDMI para ligar o DeX a um monitor e usar as duas portas USB para ligar um teclado e rato, podendo, em termos de rede, usar o Wi-Fi do terminal ou a posta Ethernet disponível.

Ao contrário de soluções como a que a Huawei revelou com o Mate 10 Pro, não poderá usar a superfície do ecrã do smartphone como um touchpad, mas esta solução tem a vantagem de permitir carregar o equipamento, ao contrário da solução da marca chinesa.
Ligando todo o sistema, situação que não demorará mais que alguns segundos, irá deparar-se com uma interface semelhante à do Google ChromeOS, estando presente uma barra de tarefas em baixo e diversos ícones representados no ecrã principal, a servir de atalho para as aplicações compatíveis com esta plataforma. O Samsung DeX reconhece a tecla Windows de qualquer teclado USB para permitir abrir a gaveta de aplicações, como se tratasse do menu iniciar.

À partida, a grande maioria das aplicações que utiliza no dia-a-dia estão preparadas para funcionar, sem problemas, no ecrã do seu computador, como o Google Chrome, Gmail, YouTube, Spotify, redes sociais, bem como as ferramentas da Adobe (Reader, Photoshop Lightroom e Express) ou da Microsoft (Word, Excel, PowerPoint, OneNote, OneDrive, Skype e Outlook).

Pode até tirar partido da dimensão do seumonitoreabrirduas janelas deappsdistintas ao mesmo tempo. Não notámos qualquer problema de fluidez e de perda de desempenho, mesmo com inúmeras aplicações abertas ao mesmo tempo. Se considerarmos que estamos perante uma solução que deriva de um smartphone, é normal não ficarmos fascinados com o resultado, que se assemelha ao desempenho de umultrabook, embora com aplicações móveis que, como deverá imaginar, são mais limitadas.

Ponto Final

De todas as soluções testadas até hoje, oDeXé, indiscutivelmente, a melhor solução do mercado para transformar o seu smartphone num autêntico computador de secretária de trabalho. Esperamos que o mesmo venha a ser usado com mais dispositivos Galaxy.

+ Facilidade de utilização
+ Desempenho sem falhas
– Só suporta modelos de topo

Funcionalidades: 1,5
Experiência: 3,5
Preço: 3
Nota final:8

Distribuidor: Samsung
Site: samsung.pt
Preço:€149,90

Características Técnicas

Compatibilidade: Samsung Galaxy S8, S8 Plus e Note 8
Ligações: EthernetLan, HDMI, 2x USB 2.0, USBTypeC
Dimensões: 104 x 104 x 48mm
Peso: 230g

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version