Review – Hama EMW-500 Ergonomic

Por: Mafalda Freire
Tempo de leitura: 3 min

Este periférico wireless da Hama tem um design ergonómico vertical semelhante ao recém-lançado rato MX da Logitech e quando olhamos para ele achamos que não nos vamos adaptar à posição da mão. Nada poderia estar mais longe da verdade pois após um curto período de adaptação, este torna-se muito fácil de usar.

Feito com acabamentos laterais de borracha para uma utilização mais confortável, o rato oferece uma movimentação bastante natural e como colocamos a mão numa posição mais correcta evita dores na mão, braço e ombro, ou seja, as vulgares tendinites, já consideradas uma doença de trabalho. Não usei o rato por um período muito prolongado para comprovar sem margem de dúvida a sua eficácia mas posso assegurar que o posicionamento da minha mão era feito sem esforço dos tendões da mão ao contrário do que me acontece nos ratos ditos “normais”.

O EMW-500 tem uma boa qualidade de construção, revelando ser robusto, e não é exageradamente pesado. Está equipado com seis botões, dois dos quais laterais para fazer avançar/retroceder no browser facilitando a navegação na Internet e que funcionam bastante bem. Outro dos botões é ao pé da roda de scroll para alterar a velocidade do sensor óptico entre 1000, 1400 e 1800 dpi. O sensor garante movimentos rápidos e precisos e por isso é francamente bom para trabalhar.

A configuração é muito fácil, basta retirar o adaptador USB de dentro do rato, colocá-lo no PC e já está. O receptor pode ser transportado dentro do próprio equipamento para economizar espaço e também para nunca o perder.

O consumo energético é baixo dado que possui um interruptor dedicado na parte inferior para desligar o rato quando este não está a ser usado e, assim, prolongar a vida da pilha. O rato da Hama tem tecnologia rádio na banda dos 2,4 GHz o que lhe confere um alcance de até 8 metros e durante a sua utilização não notei qualquer interferência ou falha.

Ponto Final

Um bom rato sem fios para trabalhar que vale o preço pedido com o bónus de não prejudicar a saúde. O único ponto negativo encontrado é que se a pessoa for canhota não poderá usá-lo pois é feito para dextros.

Funcionalidades: 2
Experiência de utilização: 3,5
Preço/qualidade: 3
Nota final: 8,5

Distribuidor: Hama
Site: pt.hama.com
Preço: €29,99

Ficha técnica

Resolução: 1000 – 1400 – 1800 dpi
Tipo de sensor: Óptico
Ligações: USB
Wireless: RF
Dimensões: 8,6 x 11,5 x 7,1 cm

Seguir:
Jornalista da área de tecnologia B2C e B2B. Fã de tudo o que seja tech, especialmente o que está relacionado com automóveis e mobile. Além disso é apaixonada pelo universo do Star Wars.
Exit mobile version