Nvidia apresenta arquitectura Turing e novas gráficas para profissionais

Os novos GPU Turing da Nvidia são os primeiros a incluir hardware específico para Ray Tracing
Nvidia Turing

A Nvidia aproveitou a edição deste ano da SIGGRAPH, o evento anual dedicado aos profissionais dos gráficos digitais, para apresentar a nova arquitectura Turing e os primeiros produtos que a utilizam. A arquitectura Turing é a primeira a incluir um novo tipo de hardware dedicado no GPU, a que a Nvidia chama “RT Core”. Este hardware tem como objectivo acelerar os cálculos de uma técnica chamada ‘Ray Tracing’ que, quando é utilizada na renderização de animações ou imagens paradas, permite obter imagens com um alto nível de realismo. O grande inconveniente desta técnica é que, até agora, é um processo que requer recursos de processamento bastante poderosos para se conseguir usar em tempo real.

Nvidia Turing

A nova gráfica Quadro RTX 8000, o modelo topo de gama, vai custar 10.000 dólares e vai estar à venda no final deste ano. Esta gráfica inclui um GPU com 4608 núcleos CUDA e 576 núcleos Tensor. No que toca à memória estão presentes 48GB GDDR6. Segundo a Nvidia, o GPU consegue calcular 10 ‘gigarays’ por segundo e tem um desempenho geral de 16 Teraflops. O novo GPU pode utilizar a interface NVLink da Nvidia, que permite a interligação de várias placas para expandir os recursos as capacidades de renderização. Esta placa também suporta a norma VirtualLink, que permite a utilização de headsets de realidade virtual através de um único cabo USB-C.

Na Gamescom, que se realiza em Leipzig, Alemanha, na próxima semana, espera-se que a Nvidia apresente a próxima geração de hardware para o mercado de consumo que também já deverá ser baseado na nova arquitectura Turing.

Este é a a nova gama de placas gráfica profissionai Quadro que utilizam a arquitectura Turing:

GPU Memória Memória total através de NVlink Ray Tracing Núcleos CUDA Núcleos Tensor
Quadro RTX 8000 48GB 96GB 10 GigaRays / sec 4,608 576
Quadro RTX 6000 24GB 48GB 10 GigaRays / sec 4,608 576
Quadro RTX 5000 16GB 32GB 6 GigaRays / sec 3,072 384

Como já foi mencionado, o modelo de topo custará 10.000 dólares, a RTX 6000 custará 6.300 e a RTX 5000 2.300.

Categorias
HardwareNotícias

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link