Nvidia anuncia novas gráficas com Ray Tracing para o mercado de consumo

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

A Nvidia acaba de apresentar na Gamescom, a feira de jogos que decorre esta semana em Colónia, Alemanha, as suas novas placas gráficas para o mercado de consumo denominadas GeForce RTX 2080, RTX 2070 e RTX 2080 Ti.

Estas novas gráficas utilizam novos processadores gráficos baseados na arquitectura Turing, a mesma utilizada nos GPU das novas placas Quadro, para o mercado profissional, apresentadas há dias na Siggraph 2018.

A principal novidade desta nova geração de processadores é a capacidade de fazer o cálculo de cenas tridimensionais recorrendo a um método de rendering chamado ‘ray tracing’, que consegue conferir mais realismo aos gráficos porque calcula a trajectória de cada raio de luz e as respectivas interacções com os vários objectos e materiais que os compõem. O ‘ray tracing’ não é uma nova tecnologia, mas como requer muitos cálculos, até agora só era utilizada em cenas ou animações pré-renderizadas. Os novos GPU da Nvidia permitem fazer esses cálculos em tempo real e, por isso, este método de produzir cenas em 3D pode utilizados em jogos. Aliás, durante a apresentação, o CEO da Nvidia mostrou vários títulos, incluindo Shadow of the Tomb Raider, Battlefield V e Metro Exodus que já utilizam esta tecnologia.

Uma cena renderizada em tempo real usando a tecnologia actual.
A mesma cena renderizada com Ray Tracing da Nvidia.

 

 

 

 

 

 

 

A RTX 2080 foi desenhada para ser acelerada (overclocking). O GPU funciona a uma velocidade base de 1515 MHz e dispõe de 2944 núcleos CUDA e 8GB memória GDDR6. O consumo anunciado é de 215 Watts.

As novas placas gráficas com marca Nvidia vão estar disponíveis em Setembro e vão ter os seguintes preços nos Estados Unidos: RTX 2070: 499 dólares, RTX 2080: 699 dólares e a RTX 2080 Ti: 999 dólares.

Vão estar ainda disponíveis placas gráficas fabricadas pela: Asus, EVGA, Gigabyte, MSI, PNY e Zotac com todos estes GPU, mas ainda não há preços.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version