Investigadores portugueses vencem concurso de Engenharia nos EUA

É a terceira vez que os investigadores do INESC TEC vencem esta competição.
INESC TEC
INESC TEC

Leonel Carvalho e Vladimiro Miranda voltaram a vencer o concurso organizado pelo IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), uma organização profissional dedicada ao desenvolvimento da ciência e tecnologia.

É a terceira vez que os investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) vencem esta competição.

Para resolver os problemas propostos em 2018 pela “Modern Heuristic Optimization”, nome da competição, os dois investigadores fizeram-se acompanhar de mais três – Armando Leite da Silva, Carolina Marcelino e Elizabeth Wanner.

A competição deste ano desafiava os engenheiros a nível mundial a resolver dois problemas relacionados com a área de energia, mas através de meta-heurísticas, ou seja, metodologias utilizadas para resolver de forma genérica problemas de optimização e que não têm por base a matemática, mas sim fenómenos naturais, tais como, por exemplo, a teoria da evolução ou comportamentos já verificados.

A vitória foi conseguida nos dois desafios propostos, ligados ao problema do planeamento da operação dos Sistemas Eléctricos de Energia. Os problemas compunham diferentes cenários agregando cargas controláveis e veículos eléctricos, e o desempenho dos algoritmos propostos pelos diferentes concorrentes foi medido segundo vários parâmetros, de entre os quais velocidade de resolução, qualidade e precisão da solução encontrada.

Estes problemas são aqueles que se prevê que a indústria a actuar no sector da energia eléctrica vá enfrentar de forma generalizada num futuro próximo. Foi, nesse sentido, que o IEEE procurou estimular a produção de respostas que possam ser objecto de translação para o mundo empresarial.

“Os temas do próximo ano têm que ver com planeamento da expansão da rede de transporte e a optimização da flexibilidade nos Sistemas Eléctricos de Energia e temos intenção de concorrer novamente, para assegurar que o desenvolvimento de ciência e tecnologia de utilidade pública tem conhecimento português”, afirmou o investigador Leonel Carvalho

Via Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC).

Categorias
CiênciaEventosNotícias

Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link