Estudantes de 9 Universidades e Politécnicos portugueses nos melhores projectos da 2ª edição da European Innovation Academy

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 4 min
Santander, European Inovation Academy

No top 10 das melhores ideias de negócio da 2ª edição da European Innovation Academy (EIA), a que o Santander se associou, estão presentes 18 estudantes de Universidades e Institutos Politécnicos portugueses.

A 2ª Edição da EIA acolheu no total 500 jovens de 75 países para testarem as suas ideias de negócio, com o foco a estar nas tecnologias relacionadas com a Robótica e a Inteligência Artificial. O Santander Universidades e a Câmara Municipal de Cascais foram os principais parceiros da EIA. A final teve lugar sexta-feira no Centro de Congressos do Estoril, em Cascais.

O Instituto Superior Técnico, a Universidade do Porto, a Universidade NOVA de Lisboa (NOVA SBE, NOVA IMS, FCT e FCSH), a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, o Instituto Politécnico da Guarda, o Instituto Politécnico de Setúbal, o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, a Universidade de Évora e a Universidade da Madeira são as Instituições de Ensino Superior nos projectos seleccionados.

As equipas finalistas tiveram a oportunidade de apresentar as suas ideias a um grupo de investidores de risco internacionais e foram premiadas pelos projectos que desenvolveram.

Os prémios da European Innovation Academy incluem uma oportunidade única de contacto com aceleradoras e incubadoras de empresas, tais como a Alchemist Accelerator, Dybaw Venture Capital, AG Consulting, Hunter & Bard, Pitch60 e a Nixon Peabody.

Lista das 10 equipas vencedoras da edição de 2018:

• Plum – Plataforma digital que liga expatriados que buscam comida caseira e saudável.
• Baby Sisters – Plataforma que oferece serviços de babysitters profissionais on-demand.
• Paralegal Bot – Plataforma de consultoria legal com base em Inteligência Artificial (IA).
• Navism art – Plataforma de troca de informação que visa optimizar o tráfego marítimo e as operações portuárias, fornecendo aos donos dos barcos informação em tempo-real durante a atracagem. Em simultâneo, ajuda portos e marinas a organizarem o seu fluxo de informação.
• Proco – Solução que junta estudantes, empresas e universidades, resolvendo muitos dos problemas do mercado de recrutamento com projectos conjuntos.
• Gitsmart – Solução na área de recrutamento de TI, reduzindo a quem procura o desperdício de tempo com candidatos não qualificados.
• Pause – Plataforma direccionada a estudantes que visa criar “uma comunidade que encoraja e acaba com os estigmas da saúde mental” e da necessidade de “pedir ajuda quando esta é de facto necessária”.
• Bellas – Solução que disponibiliza serviços de beleza on-demand de profissionais credíveis.
• Copito/BeGreen – Copos reutilizáveis conectados com uma aplicação interactiva, que “não só motiva à reutilização como fornece informação de consumo”.
• WeLive – Plataforma social que procura ajudar pessoas sem-abrigo, ligando-os a voluntários, abrigos e organizações de auxílio.

Foi ainda sorteado um 11º vencedor – Impower – solução que visa melhorar a qualidade de vida de pessoas com incapacidade colocando-as em contacto com entidades empregadoras, ajudando assim a combater a discriminação laboral.

Via Santander.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version