Como diagnosticar problemas da memória RAM

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Os problemas com os chips de memória RAM do computador podem causar muitos tipos de problemas diferentes, como reinícios inesperados ou ecrãs azuis. O primeiro sinal de que se trata de um problema de memória é estes problemas acontecerem quando utiliza programas ocupam intensivamente este recurso.

Mas como estes problemas também podem ser causados por software defeituoso como drivers ou aplicações, ou mesmo vírus, tem de se certificar que se trata mesmo de um problema com o hardware da memória.

Existe um pequeno programa que o pode ajudar a fazer este diagnóstico, chama-se MemTest86. É gratuito e é necessário criar um suporte com arranque para que o computador possa iniciar e executar logo o programa sem carregar o Windows.

O programa pode ser descarregado em duas versões, uma para criar um CD de arranque e outra para criar uma pen drive de arranque. Esta última inclui já um programa que cria automaticamente o sistema de arranque na pen drive.

A versão para CD vem sob a forma de um ficheiro ISO que pode ser gravado para o CD através do Windows ou de um qualquer programa de gravação de CD compatível com estes ficheiros, como o Free ISO Burner que pode ser descarregado a partir daqui.

A versão para pen drives USB inclui um programa que se encarrega de criar automaticamente o sistema de arranque na pen e copiar para lá o programa. Basta inserir a pen e seguir as instruções.

Assim que tenha acabado de criar o dispositivo de arranque, desligue o PC, desligue o cabo de alimentação eléctrica, abra-o e remova todos os módulos de memória RAM menos um.

Insira o CD ou a pen drive e ligue o computador. O sistema pode indicar-lhe que tem de ir ao sistema de configuração do BIOS por causa de ter detectado menos memória que a que estava instalada. Faça-o. Verifique se a quantidade de memória é a correcta. Grave e saia do programa.

A interface do Memtest86.

O programa vai reiniciar e o MemTest86 arranca automaticamente. O programa vai testar toda a memória. Quando acabar vai fazer uma segunda passagem. Recomendamos fazer três passagens porque os problemas com a memória RAM podem ser algo intermitentes e duas passagens podem não ser suficiente para detectá-los. Pode fazer o teste durante a noite.

Assim que acabar este primeiro teste, volte a desligar tudo e repita o processo para os outros módulos de memória que removeu anteriormente.

Se o programa detectar algum problema com um dos módulos terá de o substituir.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version