Como controlar as actualizações automáticas do Windows 10

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min

Um PC com o sistema operativo actualizado está menos vulnerável a ataques, por isso utilizar o sistema de actualizações automáticas do Windows é claramente uma questão de bom senso. O problema é que, por vezes, actualizar causa problemas que podem ser tão graves ao ponto de fazer com que o computador deixe de ser utilizável.

Por esta razão, alguns utilizadores preferem esperar que uma nova actualização seja experimentada para ver se dá problemas, antes deles próprios actualizarem.

Se o sistema operativo for o Windows 10 existe um problema adicional para as pessoas que querem esperar, o sistema operativo não permite desligar as actualizações automáticas. Felizmente existem formas de contornar este problema.

Alterar as políticas de grupo

Se estiver a utilizar as versões anteriores à 1803 do Windows 10: Profissional, Educação ou Enterprise, pode desligar as actualizações automáticas. Mas essa opção está escondida.

Prima a combinação de teclas ‘Windows+R’ e escreva ‘gpedit.msc’ e prime a tecla ‘Enter’. Isto irá lançar o editor de políticas de grupo locais. Para quem não sabe, as políticas de grupo de o Windows são uma forma para definir um conjunto de regras de funcionamento ao sistema operativo em ambientes em que existem muitos computadores, como em empresas ou estabelecimentos de ensino. Estas políticas podem ser definidas em grupo ou localmente, em computadores específicos.

No espaço da esquerda aceda a ‘Computer Configuration’, ‘Administrative Templates’, ‘Windows Components’, ‘Windows Update’, ‘Defer Updates’.

Escolha a configuração ‘Select when Feature Updates are received’. Na caixa de diálogo que aparece escolha a opção ‘Enabled’

A janela ‘Options’ escolha quantos dias quer que o Windows espere antes de actualizar.

Clique em ’Apply’ e depois em ‘OK’.

A versão mais recente do Windows (1803) já inclui uma opção no painel de controlo ‘Actualizar e Segurança’ que permite suspender as actualizações por 35 dias. Mas ao fim deste tempo, se existirem novas actualizações, o sistema vai descarregar e instalar tudo automaticamente.

Windows Home

Se tiver a versão Home do Windows 10 pode suspender as actualizações automáticas enganando o sistema operativo.

Nas versões mais antigas do Windows 10 a técnica que vamos abordar apenas funciona em ligações Wi-fi, mas a partir da versão 1703 também funciona com ligações ethernet.

O truque consiste em dizer ao Windows que se está ligado através de uma ligação com limite de tráfego.

Para configurar o Windows para este tipo de ligações faça o seguinte:

‘Start’, ‘Settings’, ‘Network & Internet’.

Escolha o separador Wi-fi ou Ethernet no espaço da esquerda, dependendo da ligação que está a usar.

Na zona da direita escolha o nome da ligação que está a utilizar.

No ecrã seguinte ligue a opção ‘Metered connection’.

Isto pode ser feito em todas as ligações disponíveis no PC, mas terá de configurar uma a uma porque não existe nenhum método para configurá-las todas de uma vez.

Se quiser actualizar o Windows terá de passar a ligação à Internet para o modo normal.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version