Kaspersky Lab: Propriedades de monitorização das apps móveis estão a tornar-se numa preocupação para os utilizadores

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min
Kaspersky Lab

Segundo a Kaspersky Lab, os utilizadores estão cada vez mais preocupados com a monitorização da sua actividade online e da sua pegada digital.

A equipa da Kaspersky Lab descobriu, por exemplo, que 61% não se sente confortável em partilhar informações sobre a sua localização com websites e aplicações – um valor que aumentou significativamente em comparação com os 39% registados em 2016.

Além disso, cerca de metade (56%) está preocupada com o facto de que terceiros possam aceder às informações que têm armazenadas nos dispositivos, e um número semelhante (50%) teme que um hacker possa obter a sua localização através das informações de geo-localização dos próprios dispositivos.

Os investigadores da Kaspersky Lab descobriram que várias aplicações não só acedem a uma grande quantidade de dados (como informações importantes sobre a localização dos utilizadores ou dados dos seus contactos e actividades, entre outros), mas também operam sem o conhecimento dos utilizadores.

De acordo com a investigação, 83% das aplicações Android acedem às suas informações privadas e pessoais, e 96% inicia automaticamente sem consentimento prévio.

Mas os utilizadores estão a evitar as medidas de segurança e protecção de privacidade necessárias para evitar estes riscos. Por exemplo, cerca de metade dos inquiridos (47%) admitiu não verificar as permissões das aplicações pré-instaladas nos seus dispositivos Android e iOS, e um em cada cinco (21%) não presta atenção às permissões quando faz download ou instala novas aplicações no seu dispositivo.

Em suma, os utilizadores de dispositivos móveis estão cada vez mais preocupados com a sua segurança mas permanecem vulneráveis a potenciais roubos de dados.

Via Kaspersky Lab.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version