Claranet divulga resultados do estudo anual “Beyond Digital Transformation”

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min
Claranet

A Claranet divulgou os resultados do seu estudo anual “Beyond Digital Transformation” – que analisa a realidade, desafios e constrangimentos dos líderes europeus em TI e Digital.

Este estudo envolveu cerca de 750 profissionais europeus, entre os quais 100 portugueses de uma vasta miríade de sectores, dos serviços financeiros ao retalho, TI, indústria, distribuição e logística, sector público, entre outros.

Os principais desafios europeus identificados em 2018 são a segurança (44%) e uma melhoria da experiência do consumidor, cujos objectivos não estão alinhados com o investimento.

Segue-se uma melhoria do desempenho e fiabilidade das aplicações (34%), o combate à fragmentação de sistemas (34%), a necessidade de desenvolver aplicações móveis (31%) e a garantia da disponibilidade de serviço 24x7x365 (31%).

Relativamente a Portugal, à semelhança do observado em 2017, a aversão ao risco é exclusivamente nacional e 43% dos negócios identificam este medo como impeditivo da mudança.

A atracão de talento qualificado continua a ser uma das principais preocupações (43%) para os departamentos de TI, e os constrangimentos orçamentais são um dos principais desafios dos líderes nacionais (45%), assim como a necessidade de melhorarem a experiência dos consumidores.

Portugal lidera em automação de infra-estruturas (63%), e mais de 90% dos líderes portugueses explicou que, na sua organização, o orçamento anual de TI é alocado directamente a esse departamento, um valor significativamente superior ao da média europeia (77%).

87% dos participantes acreditam que o departamento de TI assegura o maior retorno do investimento quando comparado com outras unidades de negócio.

Via Claranet Portugal.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version