Depois da Vodafone, é a Altice a testar o 5G em Portugal num espectro cedido pela ANACOM

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 5 min
5G Altice

Um dia depois de a ANACOM ter anunciado que vai libertar a frequência dos 700 MHz para a quinta geração (5G) das comunicações móveis, a Altice conduziu aquele que é o segundo teste em Portugal teste com esta tecnologia, num ambiente de rede comercial.

Quase um mês depois de a Vodafone ter feito uma demonstração no seu 5G Hub, numa rede comercial e num espectro cedido pela ANACOM, foi a Altice a demonstrar as capacidades do 5G, na sua sede, em Lisboa (zona das Picoas).

Foi o que garantiu Margarida Nápoles, responsável de comunicação da Vodafone, depois de ter sido confrontada pela PCGuia com o facto de a Altice dizer que tinha sido a primeira operadora a fazer testes 5G em ambiente de rede comercial.

«Os nossos testes foram realizados, não em ambiente de laboratório, mas sim na rede da Vodafone, utilizando espetro 5G disponibilizado pela ANACOM», disse a responsável num e-mail enviado para a PCGuia.

Contactada pela PCGuia para confirmar este dado, Ilda Matos, responsável de comunicação, da ANACOM confirmou que o regulador cedeu o espectro à Vodafone para que o teete numa rede comercial 5G tenha sido feito no período indicado pela marca.

Os testes da Altice tiveram lugar no showroom e tiveram como base, além de um router Huawei preparado para o 5G, uma antena Massive MIMO (composta por 64 receptores e emissores), com potência suficiente para emitir este novo sinal.

Aqui está uma das diferenças para o teste conduzido pela Vodafone a 6 de Junho: enquanto o router da Huawei está na sua forma final (num conceito denominado ‘pré-comercial’), o equipamento usado pela Vodafone (da sua parceira Ericsson) ainda está numa fase muito inicial, não estando pronto para o mercado.

Segundo Margarida Nápoles, este terminal da Ericsson vai dar depois origem, sim, a um «equipamento pré-comercial». A verdade é que o router Huawei que vimos hoje na sede da Altice estaria já mesmo preparado para ser vendido nos próximos dias, se fosse necessário.

Curiosamente, o slogan da Altice é o mesmo que a Vodafone mostrou a 6 de Junho: ‘On the road to 5G’

Para realizar este teste, a Altice também teve, à semelhança da Vodafone, de pedir autorização à ANACOM para usar o espectro de rede que permite velocidades 5G.

Nesta caso, foi a demo foi feita na banda dos 3,6 GHz e teve dois momentos: um em que foi feito streaming em tempo real de uma emissão em 4K e outro que mostrou um medidor de velocidade para comprovar a promessa da Altice – chegar aos 1,5Gbps, o que efectivamente aconteceu (o valor foi mesmo ultrapassado, chegando aos 1,6).

A Huawei, parceira tecnológica da Altice na implementação do 5G em Portugal, marcou presença neste evento por Chris Lu, CEO, que garantiu que os primeiros smartphones 5G vão chegar ao mercado «em breve».

Este «em breve» não será, contudo, em 2018, já que a PCGuia sabe que os primeiros smartphones 5G da marca chinesa só vão chegar em 2019. A massificação do 5G também não é uma coisa para o curto prazo, uma vez que só em 2020/21 é que esta tecnologia deve começar a ser usada com mais incidência.

Quem também teve hoje um evento dedicado ao 5G foi a NOS, na sua sede de Lisboa (Campo Grande), mas «não houve demonstração ao vivo» com routers, antenas ou outros equipamentos 5G, confirmou a comunicação da empresa à PCGuia.

A operadora limitou-se a mostrar algumas demos encenadas feitas com o seu parceiro comercial, a Nokia, sobre as potencialidades desta tecnologia em ambiente industrial.

Nota de redacção: artigo alterado às 21:33 depois de novos dados sobre os primeiros testes em Portugal 5G.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version