Tenda MW6 Nova vs. TP-Link Deco

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 9 min

Todos já passámos por aquela frustração de estar num ponto da nossa casa em que o Wi-Fi simplesmente não chega, quando um metro atrás recebíamos sinal. Há muitas formas de resolver esta pequena arreliação como os repetidores ou as redes powerline com pontos de acesso Wi-Fi. Todas estas soluções têm inconvenientes, sendo a mais normal a perda de velocidade e também o facto de se ter de configurar os vários dispositivos com as várias credenciais das redes Wi-Fi que estes dispositivos criam. O perfeito era ter sinal em casa e só ter de configurar os nossos dispositivos, como os smartphones e tablets, para essa rede e usá-la onde quer que se esteja. Esta é a promessa destes dispositivos mesh (ou rede).

Estes kits são constituídos por três dispositivos inteligentes, que comunicam entre si para criar uma rede Wi-Fi única que chega a todos os locais da sua casa. Os três pontos de acesso fazem toda a gestão de encaminhamento da comunicação para que os dispositivos, como os smartphones, estejam sempre ligados ao ponto de acesso que oferece a melhor qualidade de sinal e velocidade de comunicação, à medida que se desloca dentro da área de acção destes dispositivos.

A tecnologia não é nova, mas até agora a configuração era uma dor de cabeça, quase impossível para os utilizadores comuns com poucos conhecimentos sobre o modo de configuração e de funcionamento de uma rede sem fios. Esta geração de dispositivos mesh inclui software avançado que simplifica todas as tarefas de configuração e automatiza toda a operação deste tipo de redes sem fios.

Tenda MW6 Nova
O MW6 Nova é composto por três dispositivos com a forma de um cubo branco e que não têm qualquer botão ou interruptor na sua superfície. A única coisa que têm é um pequeníssimo LED que serve para indicar visualmente a qualidade da ligação.
Por baixo, os três têm duas entradas RJ-45 para a ligação de rede gigabit e uma para ligar o transformador de corrente. No cubo que liga ao router ou modem as entradas RJ-45 têm funções distintas: uma serve para ligar ao router ou modem e a outra serve para ligar a outro dispositivo qualquer. Nos cubos que estão a trabalhar só em Wi-Fi, as duas entradas são de saída. Isto permite a ligação simultânea de dois dispositivos que apenas disponha de ligações com fios.

Tecnologia Wi-Fi
Os Nova são compatíveis com os protocolos 802.11ac/a/n na banda dos 5 GHz e 802.11 b/g/n na banda dos 2,4Ghz. Nesta última, a velocidade chega aos 300 Mbps e, nos 5, chega aos 867 Mbps. Estes equipamentos incluem ainda uma funcionalidade que permite aos dispositivos ligados ligarem-se apenas ao ponto de acesso que oferece melhor sinal e velocidade, mesmo que não seja o que esteja mais próximo.

As ligações à Internet presentes são PPPoE, IP dinâmico, IP estático e modo Bridge. Estes equipamentos dispõem ainda de um servidor DHCP, são compatíveis com ligações através de VPN e incluem UPnP para facilitar a configuração do acesso dos dispositivos wireless à Internet.

Instalação
Toda a configuração é feita através de uma app disponível para Android e iOS. Basta ligá-los à corrente, configurar o modo de acesso à Internet e a password de acesso à rede e eles fazem o resto. Assim que estiver tudo ligado, a app fornece-lhe informação acerca das velocidades de upload e download. Pode ainda configurar o sistema de controlo parental para permitir ou negar o acesso a determinadas alturas do dia. O LED que está na parte de cima é muitíssimo útil para indicar os melhor locais para a instalar os dispositivos.

E funciona?
Não testei o Nova numa casa com dois andares, mas mesmo num apartamento tenho zonas onde o sinal Wi-Fi não chega. Os Nova resolveram o problema de uma forma muito simples. Configurei-os para trabalhar em conjunto com o meu router da operadora e desliguei o Wi-Fi. Tudo funcionou como deve ser. As velocidades anunciadas que consegui andaram pelos
500 Mbps na gama dos 5Ghz e pouco mais de 190 na dos 2,4. Se quiser, os Nova podem ser configurados em modo bridge, o que lhe permite trabalharem em conjunto com o router Wi-Fi que já tenha em casa.

TP-Link Deco
Os TP-Link Deco parecem-se com discos voadores brancos. Segundo a TP-Link, o design foi inspirado na Art Déco, um movimento artístico que influenciou a arquitectura de exteriores e interiores nas primeiras décadas do século XX.
Os três dispositivos da TP-Link têm duas entradas RJ-45 para a ligação de rede com fios e uma entrada USB Type-C para a alimentação eléctrica. Na parte de cima de cada um existe um LED que serve para indicar ao utilizador o estado da ligação e do dispositivo. Tal como noutras soluções deste tipo, a configuração do software é toda feita através de uma aplicação para Android ou iOS. O processo de configuração é muito fácil, mas há um pormenor que falta aos Deco: o modo bridge. Isto obriga o utilizador a criar uma rede Wi-Fi separada da do router que já tem em casa, o que, não sendo um problema sério, é um incómodo porque requer a reconfiguração dos dispositivos ligados à rede doméstica.
As redes sem fios criadas através dos Deco correspondem aos standards 802.11 b/n/n e funcionamna banda dos 2,4 e dos 5 GHz com velocidades de transmissão teóricas de 400 Mbps e de 867 Mbps respectivamente.

Uma das vantagens dos Deco é a segurança: o software destes dispositivos consegue filtrar alguns conteúdos por dispositivo. Também existe um antivírus que oferece algum grau de protecção contra ameaças externas aos dispositivos ligados na rede sem fios.
No que respeita aos testes, os Deco portaram-se bem. Consegui velocidades de cerca de 500 Mbps na banda dos 5Ghz e 170 na dos 2,4 com uma configuração em que criei uma rede sem fios com ligação à Internet gigabit através de um router de operadora.

Ponto final

Os Nova da Tenda e os Deco da TP-link têm uma coisa em comum: qualquer pessoa com um conhecimento mínimo de como funciona uma rede sem fios consegue pô-los a funcionar. As velocidades são muito interessantes e ambos conseguem atingir os objectivos a que propõem:fazer chegar a rede sem fios a todos os recantos da casa com qualidade e velocidade. A única coisa que mudava era acrescentar um modo bridge aos Deco.

Tenda MW6 Nova
+ Design
+ Facilidade de configuração
– Podia ter mais opções de segurança

Funcionalidades: 2
Experiência de utilização: 4
Preço: 3
Nota final: 9

Distribuidor: Fraggerzstuff
Site: Fraggerzstuff.pt
Preço:€269,99

TP-Link Deco
+ Facilidade de configuração
+Software com firewall e controloparental
– Falta um modo bridge

Funcionalidades: 1,5
Experiência de utilização: 4
Preço: 3
Nota final:8,5

Distribuidor:TP-Link
Site:TP-link.com
Preço:€329,99

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version