Review – Toshiba Tecra X40

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 4 min

Com apenas 16,9 mm de espessura, é difícil encontrar um portátil destinado ao segmento profissional tão fino e tão recheado de funcionalidades de segurança. Este computador tem um chassis integralmente em magnésio de formato alveolar, criado e produzido pela Toshiba, com o histórico acabamento em Onyx Blue (típico desta gama de equipamentos da Toshiba). A utilização deste material garante um peso realmente baixo, com apenas 1,214g, embora não tão leve quando o recém testado Lenovo Thinkpad X1 Carbon, culpa das propriedades da fibra de carbono.
Em termos de desempenho, ambos oferecem um desempenho consistente, com resultados praticamente idênticos tanto no PCMark como 3DMark, o que acaba por beneficiar este Tecra, por ser mais barato em cerca de 500 euros que o rival da Lenovo. Infelizmente, em termos de autonomia, este Tecra X40 não nos conseguiu fascinar, ficando algo abaixo da autonomia anunciada pela Toshiba.

Segurança

Criado para um tipo de utilizador que dá (ou deveria dar) prioridade à segurança dos seus dados, este TecraX40 conta com diversas soluções únicas, a começar pela BIOS específica da Toshiba, passando pelo duplo sistema de autenticação de entrada na conta de utilizador do Windows 10 Profissional instalado. Ora podemos fazê-lo através de um sensor de impressões digitais integrado no touchpad, designado ‘SecurePad’, como pelo sistema Windows Hello, que através de um conjunto de câmaras de infravermelhos permitem uma autenticação facial. Comesta autenticação, notámos um acesso mais rápido ao Windows que a tradicional solução de palavra-passe.

Funcionalidades

Para garantir a fiabilidade deste Tecra, a Toshiba submeteu-o a diversos testes militares, daí a certificação MIL STD 810G. Pelo facto de usar uma estrutura tão fina, a Toshiba teve de adoptar um novo sistema de arrefecimento, designado ‘Hybrid Air Cooling’, que utiliza uma dupla entrada de ar, garantindo que o processador funcione sempre a uma velocidade baixa, garantindo ao mesmo tempo uma utilização confortável, sem sobreaquecer a base ou a zona do teclado.
Esta mesma estrutura, por ser tão fina, levou a que a Toshiba implementasse diferentes tipos de ligação, limitando a tradicional entrada USB 3.0 a uma só porta, mas garantindo uma saída HDMI e duas USB 3.1 TypeC, compatíveis com Thunderbolt 3, alimentação e DisplayPort. Ou seja, estas duas portas permitem não só ligar dispositivos de armazenamento externos, como o alimentador (minúsculo, por sinal) fornecido, ou uma saída de vídeo DisplayPort.
Falta referir a excelente qualidade do ecrã IPS utilizado, de 14 polegadas e resolução FullHD (1920×1080), que tem a particularidade de contar com uma acabamento mate e antirreflexos, para evitar a criação de dedadas no mesmo, visto tratar-se de um ecrã táctil.

Ponto Final

Com uma construção de boa qualidade, soluções de segurança eficazes e um bom desempenho, este Tecra X40 mantém a tradição da Toshiba na criação de boas máquinas profissionais. Pena a autonomia da bateria não estar ao nível dos seus rivais mais directos.

+ Qualidade de construção
+ Soluções de segurança
– Autonomia poderia ser melhor

Medições: 3,2
Experiência: 2
Preço: 2,5
Nota final:8

Distribuidor: Toshiba
Site: toshiba.pt
Preço:€1699

PCMark8Work PCMark8Home PCMark8 Battery 3D MarkCloudgate
3186 2827 213 minutos 6265

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Processador: Intel Core i7-7500U a 2,7 GHz
Memória: 16 GB DDR4
Armazenamento: 512 GB SSD
Placa Gráfica: Intel HD Graphics 620
Ecrã: 14,0” IPS (1920 x 1080)
Ligações:USB 3.0,2x USB 3.1Type-C,HDMI,jack3,5 mm
Dimensões: 332×228,9×16,9mm
Peso: 1,214kg

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version